Foi promovido mas não está a conseguir gerir prioridades e responsabilidades? Estes quatro conselhos são preciosos
Um dos grandes desafios da transição de colaborador para líder é aprender a equilibrar as prioridades e necessidades da equipa com os seus próprios projectos e trabalho. A Fast Company deixa recomendações para gerir eficazmente ambos os lados da função.
Aprender a equilibrar as prioridades da sua equipa e as suas prepara-o a si e à equipa para o sucesso.
Comunique com a equipa de forma consistente
Comece por desenvolver uma compreensão abrangente do que a sua equipa está a trabalhar e do que precisam de si. Pode fazê-lo através de reuniões individuais e colectivamente através de reuniões de equipa e de projecto.
Ajude a sua equipa a prosperar comunicando-lhes a sua visão, expectativas e apoio contínuo. Sentir-se-ão mais bem informados e confiantes perante o seu trabalho, o que os ajudará a gerir os projectos e prazos. Conversas produtivas também podem ajudar a garantir que todos estão alinhados com as principais prioridades da organização.
Pode descobrir que precisa de apoiar a equipa no equilíbrio das suas próprias cargas de trabalho. Dar prioridade a uma comunicação consistente e clara pode exigir mais esforço a curto prazo, o que por si só é um desafio quando já se sente sobrecarregado. Mas, em última análise, será benéfico a longo prazo. E pode utilizar estas linhas de comunicação abertas para partilhar insights sobre o seu próprio trabalho e projectos para promover a transparência e a confiança.
Concentre-se no que faz melhor
Pense nas coisas que só o líder pode fazer e como poderá servir melhor a equipa. O seu trabalho como líder é apoiar a equipa a alcançar objectivos.
Isto não significa, no entanto, estar sempre disponível às solicitações da equipa. Apoiá-la também pode envolver planeamento estratégico, desenvolver novas iniciativas organizacionais e criar planos e percursos de desenvolvimento de carreira. Poderá ser útil definir blocos de tempo para trabalhar nos seus próprios projectos. Em alguns dias, pode terminar com apenas um bloco de 30 ou 60 minutos disponível.
É importante os líderes aprenderem como progredir em projectos maiores, trabalhando em intervalos de tempo mais curtos. Mesmo que o tempo seja ocasionalmente preenchido com outras reuniões urgentes, está a criar a intenção de dedicar tempo aos seus projectos, em vez de tentar encaixá-los mais tarde.
Delegue para que a equipa possa crescer
À medida que se desenvolve como líder, deve reconhecer que não pode, nem deve, fazer tudo o que fazia como colaborador. Pode ser desconfortável afastar-se das tarefas do dia-a-dia, mas quando pensar em como apoiar a equipa e fazer o seu próprio trabalho, considere quem mais da equipa pode assumir tarefas e projectos.
Ao delegar tarefas à equipa, ajude-a a ver como esses projectos se enquadram na sua visão e nos objectivos da organização. Delegar de forma cuidada e eficiente reduz a sua lista de tarefas e oferece oportunidades de crescimento à equipa.
Dê prioridade à sua própria aprendizagem, crescimento e auto-cuidado
A equipa conta consigo e olha para si como um modelo, por isso deve reservar tempo para a sua própria aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Isso pode incluir manter um registo diário durante alguns minutos no final do dia ou da semana de trabalho, reservar tempo para ler artigos ou uma publicação do sector ou participar numa conferência anual para networking. Todas estas coisas o ajudarão a ser um líder estratégico mais eficaz.
Os grandes líderes também se concentram no seu próprio descanso, energia e bem-estar. Quando não tiver a certeza se pode dedicar esse tempo, lembre-se que é um investimento em si e na sua equipa.
Em última análise, o seu trabalho como líder é orientar, motivar e apoiar a equipa no alcance de objectivos. Para o fazer bem, tem de desenvolver a sua capacidade de priorizar e liderar a partir de uma posição de força. E não se esqueça que esta aprendizagem é um processo contínuo.