Switch to Innovation Summit premiou 35 projectos de inovação social

A terceira edição do Switch to Innovation Summit (STI), organizado pelo CDI – Center of Digital Inclusion, reuniu mais de 50 oradores, 300 alunos e 60 professores, num total superior a 600 pessoas ao longo de três dias. Premiou ainda 35 projectos de inovação social. 

O programa de três dias reuniu várias iniciativas, entre as quais as soluções premiadas dos projectos Transforma TI 5ªedição, @TUALIZA-TE 3ª Edição, InGaming, num total de 35 projectos premiados de inovação social com tecnologia.

Conheça aqui os vencedores:

Soluções premiadas do Transforma TI – 5ª Edição
Prémio IBM: Aurora – Angélica Lima Aurora é uma aplicação idealizada para profissionais da educação, com foco no aprimoramento do bem-estar e crescimento pessoal. Com recursos envolventes e informativos, esta plataforma visa apoiar o utilizador a enfrentar os desafios como o stress, a ansiedade e a depressão. Prémio CDI: My Home Pharmacy – Sara Monteiro e Nuno Moreira A aplicação foi desenvolvida para ajudar o planeta numa tentativa de redução de desperdício de medicamentos bem como ajudar a economia das famílias, evitando a compra de medicação desnecessária e o controlo dos prazos de validade. Prémio do Público: RentNow – Ricardo Nogueira, Samuel Ribeiro e João Leal É uma aplicação de aluguer de veículos que oferece uma frota exclusiva, composta por vários tipos de veículos, em especial, os adaptados para atender às necessidades de todos os tipos de mobilidade reduzida. Prémios Valongo: BabyWatch – Sheila Chumene Querem ser a chave da tranquilidade dos pais, oferecendo cuidados confiáveis para os seus tesouros mais preciosos, os filhos. Contam com uma seleção rigorosa de cuidadores qualificados para garantir que as crianças estejam seguras e protegidas.  Aurora – Angélica Lima  É uma aplicação idealizada para profissionais da educação, com foco no aprimoramento do bem-estar e crescimento pessoal. Com recursos envolventes e informativos, esta plataforma visa apoiar o utilizador a enfrentar os desafios como o stress, a ansiedade e a depressão. RentNow – Ricardo Nogueira, Samuel Ribeiro e João Leal É uma aplicação de aluguer de veículos que oferece uma frota exclusiva, composta por vários tipos de veículos, em especial, os adaptados para atender às necessidades de todos os tipos de mobilidade reduzida. OMMO – Sara Rodrigues Aplicação para promover e divulgar o maravilhoso mundo do artesanato em Portugal. Soluções Premiadas @TUALIZA-TE – 3ª Edição  Prémios do Público e Transição Digital: A Moderna – equipa Ideia Viva A equipa de jovens Ideia Viva desenvolveu a transição digital do negócio A Moderna – Decorações, ao nível das redes sociais online e da criação do novo logotipo.  Premiados Encontro Regional Norte 9ª Edição Apps for Good  Prémios Público e Ensino Básico - Rodas Controladas – Escola básica Júlio Brandão, VN Famalicão Através de funcionalidades de navegação, de registo de pontos de acessibilidade ou de difícil acesso, esta solução volta-se para os que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas de vida e onde é permitida uma deslocação em segurança.

 

Premiados InGaming 1º Equipa LoL (League of Legends): Os Tigres Multicoloridos 1º FIFA: Skreibar Premiados Encontro Regional Centro-Sul e Madeira:Safe Street, Escola Básica 2/3 do Estreito de Câmara de Lobos, MADEIRA Deteta anomalias nas estradas do concelho. Qualquer pessoa que a instale a app pode reportar o problema às entidades competentes. A aplicação permite tirar uma fotografia, seleccionar a localização e descrever o problema em tempo real. Match2Learn, Escola Secundária Fernando Namora, Amadora Consiste num programa mentor-mentorado, em que alunos da mesma ou de outras turmas se oferecem para ajudar outros alunos. Recycle Master, Real Colégio de Portugal Aplicação acessível a todos que facilita a aprendizagem da reciclagem. Permite tirar fotografias aos objetos que se pretende reciclar, conhecer a cor correspondente ao caixote no qual depositar. Mares e Corrente de lixo, Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo Aplicação que georreferência de depósitos de lixo com o recurso a sensores de monitorização das marés. Com objectivo de alertar para as questões relacionadas com o lixo marinho; localizar o lixo nas praias; monitorizar o percurso do lixo nas águas. Come In Guide, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém App de apoio a imigrantes para procedimentos de caráter funcional, no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas. Conpact – Orgs Connected, Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco É uma ideia que visa beneficiar as associações dos municípios oferecendo uma plataforma intermediária que facilita a gestão e a partilha de recursos entre elas. Com-Take, Escola Secundária de Moura Evita que a comida de qualidade acabe no lixo, tendo como principal objetivo os desperdícios de comida dos estabelecimentos, como restaurantes, hotéis, pastelarias e supermercados. PetSitty, Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar Aplicação para ajudar os donos de animais em Portugal no alojamento dos seus animais, enquanto estão ausentes de férias/viagens. 2.0 – Stool, Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo Pretende melhorar o aproveitamento escolar, partilhando informações sobre clubes ou concursos e diversas matérias. Não existe nenhuma app (na actualidade) que reúna estas competências. Prémio do PúblicoFood It, Escola Secundária Fernando Namora, Amadora Aplicação que oferece opções económicas para uma alimentação mais saudável e nutritiva, e além disso fornecer informações e estratégias para uma alimentação mais sustentável.

Ler Mais