Tecnológica regressa ao trabalho presencial com novo modelo para conciliar a vida profissional e pessoal dos colaboradores

A Beltrão Coelho, empresa portuguesa de tecnologias de informação, anunciou o regresso ao regime de trabalho presencial, com um período transitório até ao final do ano.Decidida a voltar à normalidade e ao pleno trabalho presencial a partir do início de 2022, a empresa irá funcionar, até ao final do ano, num sistema híbrido, com equipas rotativas, alternando com uma periodicidade semanal, permitindo a gradual readaptação às antigas rotinas.Ana Cantinho, directora-geral da empresa, afirma: «Queremos que todos voltem na maior segurança. Além dos problemas gerados pela COVID-19, temos o frio já a intensificar-se, o que deixa antever o potencial agravamento das condições de saúde das pessoas. Para prevenir esta situação foi já administrada gratuitamente a vacina da gripe àqueles que o quiseram fazer». Aproveita ainda para agradecer o «espírito de sacrifício dos colaboradores numa fase crítica de saúde mundial que agora parece estar a acalmar».

Contudo, nem tudo volta exatamente ao que era, depois de terem conseguido provar que o teletrabalho traz bastantes vantagens na conciliação entre a vida pessoal e profissional, sem que haja um impacto negativo no nível de performance.

Assim sendo, desde que o tipo de função exercida o permita, os colaboradores passarão a ter a possibilidade de ficar em teletrabalho cinco dias por mês, seguidos ou interpolados. Além disso, podem ainda ser acrescidos por situações de greve do transporte que o colaborador utiliza para se deslocar de e para a empresa ou por doença de um membro do agregado familiar.Numa altura em que as medidas de desconfinamento assim o permitem e em que a população portuguesa se encontra, quase na sua totalidade, vacinada, a empresa optou, desta forma, pela retoma faseada do trabalho presencial, aproveitando os benefícios tecnológicos da realidade que conhecemos há quase dois anos, com utilização do teletrabalho dentro das regras estabelecidas.