TEDx volta a Lisboa em Novembro

Margarida Lopes
8 de Setembro 2023 | 16:00
TEDx volta a Lisboa em Novembro

O TEDx, braço independente das conferências TED, regressa a Lisboa no dia 1 de Novembro, na Culturgest. A edição 2023 do TEDxLisboa apresenta um único dia de programação, entre as 9h e as 18h30, com 18 oradores em estreia no formato TED – intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretende despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade. O “Poder” é o mote da próxima edição do TEDxLisboa – o poder da ciência, da tecnologia, da palavra, da arte, da vontade, do dinheiro, da criatividade, da música, ou da natureza.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

São 18 os oradores desta edição. Em destaque, o fotojornalista de guerra inglês Paul Conroy, antigo soldado da Royal Artillery, que capta imagens de conflitos há mais de vinte cinco anos por todo o mundo, desde a Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão, Balcãs, ou mais recentemente, na Ucrânia.

Outro destaque é o regresso de Emílio Rui Vilar ao palco que agora tem o seu nome: Auditório Emílio Rui Vilar. O idealizador da Culturgest, instituição que celebra 30 anos em 2023, foi bancário, deputado, secretário de Estado, ministro, vice-governador do Banco de Portugal, director-geral da Comissão das Comunidades Europeias em Bruxelas, liderou a Caixa Geral de Depósitos, a GalpEnergia, a REN, e presidiu a Fundação Calouste Gulbenkian durante uma década.

Continue a ler após a publicidade

Entre os restantes oradores, a especialista em Educação Financeira, Bárbara Barroso, fundadora do laboratório de literacia e educação financeira MoneyLab; Rita Nabeiro, administradora executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor; Rodolfo Ramos, pioneiro no desenvolvimento de tecnologias verdes; o actor angolano Pedro Hossi, reconhecido por desempenhar o papel de Xanana Gusmão em “Sérgio”, filme da Netflix; Bárbara Veiga, a artista plástica brasileira que navegou em mais de 80 países como ativista ambiental; entre outros.

O TEDxLisboa é organizada pela Marta Gonzaga e pelo produtor de vinhos Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort. No ano passado, o TEDx regressou a Lisboa depois de seis anos de ausência. A edição de 2023 reforça o pilar socioambiental do evento, por cada bilhete comprado, a organização vai preservar uma árvore na Amazónia, de forma a compensar as emissões de carbono do evento, a empresa Forest Watch e a EcoArts são as responsáveis pela iniciativa.

Pode conferir os oradores, o programa e comprar bilhetes em tedxlisboa.

Partilhar


Mais Notícias