Teletrabalho e o sucesso a partir de qualquer lugar

É difícil acreditar que, há cerca de um ano, estávamos a dar início a um caminho que iria alterar para sempre o nosso futuro. Foi um ano marcado por múltiplas crises e pequenas vitórias. Das várias aprendizagens que estes tempos desafiantes que vivemos nos trouxeram no que toca ao trabalho, uma delas é que o espaço físico de um escritório deixou de estar no centro do nosso dia-a-dia. O confinamento obrigou-nos a redesenhar a forma como trabalhamos, e a verdade é que o teletrabalho nos proporciona uma maior possibilidade de equilíbrio entre a gestão da vida profissional e pessoal.

Por Fernando Braz, country leader da Salesforce em Portugal

 

Profissionais em todo o mundo têm mostrado que é possível sermos bem-sucedidos e produtivos, independentemente do local onde nos encontramos a trabalhar. Num ambiente marcado pelo digital, muitos de nós já podemos, finalmente, decidir onde, quando e como queremos trabalhar para sermos bem-sucedidos naquilo que fazemos. E é impressionante como tudo mudou em apenas um ano, assim como é impressionante a capacidade que nós tivemos, enquanto seres humanos, para nos adaptarmos a estas novas circunstâncias. Nunca poderíamos ter previsto que este seria o nosso futuro, mas devemos estar entusiasmados com todas as possibilidades que a nova realidade nos proporciona.

Com todos os ensinamentos dos últimos meses, acredito que as empresas têm agora a oportunidade para criarem melhores locais de trabalho para todos. Com novas formas de trabalhar e novas formas de nos mantermos conectados, é totalmente possível que as empresas consigam manter viva a sua cultura, consigam continuar a servir os seus clientes com um brio irrepreensível, consigam manter todos os benefícios dados aos seus colaboradores e, obviamente, consigam continuar a gerar sucesso a partir de qualquer lugar.

Acredito que um modelo de trabalho híbrido e flexível, que proporcione aos colaboradores a possibilidade de escolherem como, quando e onde querem trabalhar, onde não existem parâmetros como o género, a idade e nível de senioridade a definirem com que frequência se deve ir ao escritório. E o escritório, enquanto espaço físico, deve ser visto como um hub de colaboração, um local onde os colaboradores podem conviver, manterem-se próximos e colaborarem. A existência de secretárias de trabalho com lugares fixos tornar-se-á obsoleta, à medida que os colaboradores privilegiam a utilização de espaços comuns para se manterem em contacto com os restantes membros da equipa, e manterem ativa a cultura empresarial. Por sua vez, a nossa casa enquanto local de trabalho será cada vez mais vista como um espaço para a produtividade, onde podemos ser mais eficientes, sem distracções e com o conforto que só este espaço nos traz.

Um modelo híbrido de trabalho que proporcione flexibilidade aos colaboradores irá certamente trazer maiores índices de empenho, produtividade e felicidade, e onde se coloca o ‘Quem’, o ‘O quê’ e o ‘Porquê’ antes de ‘Onde o trabalho acontece’, quer se trate de um escritório, um café ou a nossa casa. E é disto que se trata o sucesso a partir de qualquer lugar, termos sucesso, juntos, num ambiente digital que dá prioridade ao ser humano.

 

Ler Mais