
Tem Certificados de Aforro? Atenção, tem (mesmo) de fazer isto
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) lançou uma campanha para sensibilizar os aforristas para a necessidade de actualização dos dados pessoais da conta aforro, segundo uma nota do Ministério das Finanças.
Com esta campanha, que irá prolongar-se até Junho do próximo ano, o IGCP pretende aumentar a segurança e a qualidade dos seus serviços.
«A legislação em vigor, nomeadamente a Lei n.º 83/2017, de 18/08, relativa à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, determina a obrigatoriedade do IGCP dispor dos elementos de identificação do Titular da Conta Aforro actualizados, exactos e completos», referiu, na mesma nota.
Assim, a entidade está a «desenvolver uma campanha de sensibilização junto dos aforristas, que irá durar até Junho do próximo ano, procurando alertá-los para a necessidade de actualização dos dados pessoais registados na conta aforro».
O IGCP disse ainda que desde Junho que «os titulares têm vindo a ser contactados a fim de verificar se os dados pessoais, como, por exemplo, a morada, a profissão, a entidade patronal, o IBAN, ou os contactos (email, telefone) se encontram devidamente actualizados», junto da entidade.
Segundo o IGCP, dados actualizados «ajudam a prevenir fraudes e aumentam a proteção da conta aforro», permitem «uma comunicação mais eficaz, alinhando o serviço aos interesses e necessidades dos clientes», constituindo ainda «uma exigência legal e regulamentar para efeitos da prevenção do branqueamento de capitais».
Para o fazerem, os titulares devem dirigir-se pessoalmente às Lojas dos CTT – Correios de Portugal ou às Lojas do Cidadão habilitadas para o efeito, levando o cartão do cidadão e comprovativos de morada, profissão e conta bancária.