Tem filhos pequenos e quer começar já a desenvolver as suas soft skills? Há uma metodologia que o promove “a brincar”

O British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, propõe promover as chamadas soft skills das crianças através da metodologia do brincar.

 

Tendo a convicção sobre a importância do desenvolvimento de tais competências, os especialistas do British Council desenvolveram cursos de inglês que procuram ensinar mais do que uma nova língua. Com o objectivo de preparar as crianças para o futuro e para situações da vida real, as aulas são leccionadas de forma interactiva.

Desta forma, os professores especializados optam por uma abordagem multifacetada, permitindo que as crianças aprendam inglês através de jogos, teatro, histórias, canções, movimentos, trabalhos manuais e muito mais.

«O Edutainment é uma ferramenta eficaz para aperfeiçoar as competências das crianças e adolescentes de uma forma divertida e natural. Eles aprendem melhor quando estão envolvidos em actividades lúdicas e esta metodologia permite-lhes fazer exactamente isso. Ressaltamos ainda, a atenção em compreender os diferentes contextos e tipos de material ao complementar as situações de aprendizagem», lê-se em comunicado.

Foi assim que o British Council (Portugal), com o objectivo de motivar, divertir e aproximar os estudantes e professores, lançou o “The Sunshiny Day Podcast”.

Neste podcast, gravado todo em inglês, estudantes, professores e outros colaboradores do British Council Portugal mostram os seus talentos. Os estudantes, na sua maioria do Secondary (13-17 anos), foram convidados a participar nos episódios, nos quais puderam apresentar os seus interesses, inspirações e opiniões sobre diversos assuntos.

Assim, é possível ouvir conversas sobre temas como hobbies, receitas secretas, contacto com a natureza e datas especiais, como as festas de fim de ano, o Dia Mundial da Criança, o Mês da História Negra, o Dia  Internacional da Mulher e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Segundo Julie Tice, directora académica do British Council em Portugal, «este tipo de aprendizagem lúdica, experimental e significativa é ideal para crianças e jovens adquirirem e desenvolverem soft skills essenciais para o mundo de hoje e de amanhã, tais como a sociabilidade, a colaboração, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a imaginação e a adaptação ao ambiente.»

Ler Mais