Tem um chefe intragável? Siga estes conselhos para dar a volta por cima

Em algum momento da sua carreira terá, muito provavelmente, um péssimo chefe. Portanto, ou adopta uma atitude passiva ou o melhor é saber como lidar quando ele chegar, sobretudo quando saltar do barco não for uma opção.

 

Ter um mau chefe pode ser das experiências mais stressantes, mas não vale a pena perder a paciência. É ele quem manda e arrisca-se a ser despedido. Com isso em mente, o “Business Insider” compilou quatro dicas que vão ajudá-lo a contornar os problemas e a dar a volta por cima em todas as situações. Veja o que deve aperfeiçoar e pôr em prática no momento certo:

 

1. Guarde todas as provas 

O seu chefe enviou-lhe um e-mail num tom intimidatório? Reúna o máximo de provas que conseguir caso a situação se agrave e seja necessário levar o caso à justiça. Dependendo da gravidade da situação, a empresa pode ser condenada a indemnizá-lo.

2. Exponha a situação aos Recursos Humanos

Deve denunciar a situação a quem estiver acima do seu chefe. Pode até encontrar aliados. Se não houver ninguém acima de quem o discrimina, pode reportar o caso à comissão de trabalhadores ou sindicato, assim como a uma entidade fiscalizadora, como a Autoridade para as Condições de Trabalho ou à Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego, para que sejam tomadas as devidas providências.

3. Não ceda às emoções

Não se exalte. Abstrai-se como conseguir e evite entrar em confronto directo com a chefia. Esta é uma regra básica, mas difícil de colocar em prática em situações de stress.

4. Aprenda a desarmá-los

Não dê motivos de queixa e faça o seu trabalho com profissionalismo.

Ler Mais