Tensão emocional. Fique atento a estes sinais para evitar consequências mais graves

Com rotinas cada vez mais stressantes, trabalhos cada vez mais exigentes e pouco tempo para relaxar, é natural que  tenhamos de lidar com sintomas da tensão no nosso corpo.

 

Poucas pessoas sabem identificar os sinais de que estão em grande tensão emocional. Importa perceber o que o nosso corpo nos transmite para melhorarmos a nossa saúde e qualidade de vida.

 

Sinais que demonstram tensão emocional

Hipertensão
A hipertensos pode acontecer devido ao stress. O aumento da pressão sanguínea nos vasos é uma consequência da produção de hormonas de stress pelo organismo em momentos de tensão que aumentam a contracção das artérias.

Quando a hipertensão causada por tensão emocional não é tratada, pode desenvolver problemas ainda mais graves, como diversas condições cardíacas que podem ser fatais.

Cansaço mental
Está com dificuldades em raciocinar, esquece as suas tarefas frequentemente e está mais sensível do que é normal? Estes podem ser sintomas de cansaço mental, mais uma das consequências da tensão emocional persistente.

O cansaço mental é uma consequência do emocional perante as rotinas stressantes e tensas, deixando as pessoas mais sensíveis e com pouca ou nenhuma energia para realizar as atividades quotidianas.

Cansaço físico
O Cansaço físico é igualmente uma consequência comum da tensão emocional. Se sente dores por todo o corpo, apatia e baixa resistência imunológica, esses sintomas podem ter uma origem emocional, e são facilmente tratados quando a causa da tensão é removida da rotina.

Queda de cabelo e unhas quebradiças
A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e unhas quebradiças. As hormonas de stress produzidos nessa situação têm o poder de influenciar na formação de fios de cabelo, como também no crescimento das unhas, fazendo com que ambos sejam prejudicados em momentos mais stressantes e tensos.

Dores de cabeça
Da mesma maneira que o corpo reage com o aumento da pressão arterial, por causa da compressão dos vasos sanguíneos, essa mesma compressão pode ser responsável por causar dores de cabeça em quem sofre de tensão emocional.

Irritabilidade
A irritabilidade é, inconscientemente, um mecanismo de defesa do organismo, que aumenta a agressividade para nos proteger de situações de perigo – e a tensão emocional é vista dessa maneira.

Distúrbios gastrointestinais
Como o nosso corpo reage às situações de tensão produzindo hormonas de stress, um dos campos de acção dessas hormonas é precisamente o trato gastrointestinal. A forma como cada pessoa reage à acção dessas hormonas é que varia.

 

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*