Motivar pessoas é «ter disponibilidade»

Na edição de Setembro, Catarina Horta, directora de RH da Randstad Portugal e conselheira editorial da revista Human Resources Portugal, entrevista Pedro Oliveira, presidente da BP Portugal.

Uma lesão grave afastou-o do desporto de alta competição e  recipitou a sua entrada no mundo dos negócios. Mas Pedro Oliveira, campeão nacional de judo em 1995, não perde o gosto pela modalidade, nem esquece os ensinamentos que a prática lhe trouxe.

Ao contrário da maior parte das pessoas, criou uma empresa, enquanto ainda se licenciava no Instituto Superior Técnico, e só depois foi «saber o que é ter um chefe», na BP Portugal, aos 24 anos.
O primeiro cargo foi num terminal de abastecimento e, quase duas décadas depois, em 2013, com 41 anos e «poucos cabelos brancos», assumiu a presidência da companhia petrolífera.

Numa entrevista, conduzida por Catarina Horta, fomos descobrir melhor este líder, com um percurso indissociável da família, do  desporto e da carreira que construiu essencialmente dentro da BP Portugal.