Tesla abre fábrica na Europa e está a contratar 7 mil colaboradores. Há 100 vagas para engenheiros

Elon Musk celebrou com pompa, circunstância e um festival para nove mil pessoas a abertura da primeira fábrica da marca na Europa, em Berlim.

Um projecto controverso e que mereceu bastantes críticas da população local, uma vez que apesar de concluído, ainda não foi aprovado pelas autoridades devido à falta de um estudo de impacto ambiental. Quando estiver operacional, o empreendimento terá capacidade para produzir meio milhão de veículos eléctricos.

Conforme foi dado a conhecer por Elon Musk, esta primeira unidade fabril da empresa da Europa terá como missão inicial produzir o SUV eléctrico mais acessível da marca. Espera-se que as unidades produzidas na Giga Berlin, sejam fabricadas pela Giga Press.

Este moderno equipamento utiliza o processo de fundição sob pressão, por forma a forçar a liga de metal fundido a desenhar-se dentro de um molde reutilizável. Em seguida, esse molde devolve a peça, neste caso o chassi do Tesla, pronto para o processo seguinte.

Dificuldade em contratar

Elon Musk precisa de contratar vários milhares de colaboradores.

Contudo, das sete mil vagas inicialmente disponíveis, apenas duas mil foram ocupadas. Além das cinco mil vagas para funcionários, a Gigafactory de Berlim fica a precisar também de recrutar 100 engenheiros. Ou seja, apesar da campanha levada a cabo por Elon Musk, a fim de recrutar talentos locais, os trabalhadores alemães não parecem estar interessados em trabalhar na Gigafactory de Berlim.

Ler Mais