Teve COVID e os sintomas permanecem? Esta plataforma diz-lhe o que fazer

A empresa tecnológica UpHill e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) disponibilizam uma plataforma interactiva para que o cidadão saiba identificar os sinais de alarme da Condição pós-COVID e saiba como agir caso estes sinais se verifiquem.

 

Lançada em Janeiro, com informação relativa aos sintomas, estratificação do risco de contactos, testagem, isolamento e vacinação, a plataforma “COVID-19: e agora?” já registou perto de 500 mil acessos. Acompanhando a evolução da gestão da pandemia, a ferramenta interactiva foi agora actualizada e incorpora também a secção “COVID-19: e depois?” com informação relativa à gestão dos sintomas a longo prazo.

Na prática, os utilizadores encontram recomendações sobre os autocuidados após a infecção, os sintomas aos quais devem estar atentos, o que fazer caso algum destes sinais de alarme se verifique, como retomar a actividade física, e exercícios úteis para controlo da respiração úteis neste contexto.

«À semelhança do que fizemos em Janeiro, numa altura em que a pressão sobre o sistema de saúde era extremamente elevada, face à disseminação da variante Ómicron, queremos, com esta plataforma, facilitar o acesso da população a informação cientificamente rigorosa, actualizada e descomplicada para que cada uma saiba exatamente o que deve fazer. Isto porque acreditamos que a tecnologia tem um papel fundamental no sentido de esclarecer e autonomizar o cidadão, dotando-o de competências e conhecimentos fundamentais para aceder, compreender, avaliar e utilizar informação sobre saúde», afirma David Rodrigues, médico e VP of Medical Content da UpHill.