A importância das TI no desenvolvimento do negócio

Um estudo realizado pela CA Technologies revela que os desafios enfrentados pelas equipas de TI durante o ciclo de desenvolvimento de software têm um impacte importante sobre o negócio, e aponta ainda que a tecnologia de virtualização de serviços pode encurtar os prazos de comercialização, melhorar a qualidade e reduzir os custos de desenvolvimento.

A CA Technologies (NASDAQ: CA) anunciou os resultados do estudo “The Business Benefits of Service Virtualization”, que inclui as opiniões de 100 directores de desenvolvimento de software de grandes empresas portuguesas e espanholas, e que incide sobre os importantes desafios que se colocam às equipas de desenvolvimento e qual é o respectivo impacte nos negócios.

Um dos maiores apoios que os departamentos de TI oferecem em termos de inovação empresarial e crescimento do negócio é a sua capacidade de entregar projectos de desenvolvimento de software dentro do prazo previsto, no orçamento contemplado e com as especificações e qualidade exigidas. No entanto, as equipas de desenvolvimento muitas vezes enfrentam o desafio de ter experimentar as aplicações contando apenas com recursos limitados e sem a infraestrutura, as ferramentas e o tempo necessários para que seja possível perceber exactamente como é que essas aplicações se vão comportar num ambiente de produção real.

De acordo com a pesquisa realizada pela Coleman Parkes para a CA Technologies, seis em cada dez (61 por cento) directores de desenvolvimento entrevistados em Portugal e em Espanha disseram que as limitações encontradas ao longo do ciclo de desenvolvimento e de testes fazem com que as aplicações sejam entregues tardiamente aos clientes. Além disso, cerca de três em cada dez entrevistados (31%) admitem que as aplicações entregues têm falhas quando já estão em produção e 75% reconhecem que este facto gera perdas de negócio.

A crescente exigência das empresas em termos de disponibilização de novas aplicações e serviços de TI traduz-se num aumento da pressão sobre as equipas de desenvolvimento e tem um claro impacte sobre o negócio em termos de cumprimento dos prazos de entrega, da qualidade e do custo.

As pressões e os desafios enfrentados pelas equipas de desenvolvimento de software apontam para a necessidade de uma abordagem diferente, a fim de se simplificar e acelerar o ciclo de testes.

As empresas pesquisadas reconhecem os benefícios para os negócios que as soluções avançadas de desenvolvimento e testes representam: 80% dos entrevistados acreditam que este tipo de soluções permite reduzir o tempo de desenvolvimento, 77% consideram que melhoram a qualidade das aplicações e 67% defende que contribuem para a redução dos custos de desenvolvimento.

De acordo com Justin Vaughan-Brown, autor do estudo e Strategic Relationships Director, Service Virtualization da CA Technologies EMEA, «a tecnologia de virtualização de serviços resolve os desafios que afectam as equipas de desenvolvimento e responde às atuais necessidades das empresas modernas, que esperam ter aplicações de alta qualidade no tempo e dentro do orçamento estipulado».

A virtualização de serviços permite desenvolver e testar aplicações através de um ambiente de serviços virtuais configurado para emular um ambiente de serviços reais como os de produção, oferecendo ainda a capacidade de alterar o comportamento dos dados nos serviços virtuais gerados para validar cenários distintos.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...