
Todos os cursos da Escola de Gestão do Iscte vão ter uma nova disciplina de tecnologias digitais
Todos os estudantes de licenciatura da Escola de Gestão Iscte Business School vão ter, a partir do ano lectivo 2025-2026, uma nova disciplina em tecnologias digitais logo no primeiro ano do curso.
Esta medida insere-se numa reformulação da oferta formativa da escola para dotar os novos alunos de competências técnicas fundamentais desde o início do seu percurso académico. Inteligência Artificial (IA), programação, análise de dados, Excel e software de apoio à gestão, serão conteúdos abordados nesta unidade curricular e noutras desenhadas e ajustadas para responder à digitalização do mercado de trabalho.
Depois de o Iscte ter introduzido em 2019 uma cadeira de Ciência de Dados nas licenciaturas de todas as suas escolas, este aprofundamento das tecnologias digitais faz parte de uma actualização global dos planos de estudo na Escola de Gestão. A Iscte Business School vai reforçar em todos os anos das licenciaturas e mestrados conteúdos em inteligência artificial, em análise de dados, em ética e em sustentabilidade, temas centrais de nova economia que serão leccionados com uma forte componente prática e aplicação a casos empresariais.
«Faz parte da missão da Escola de Gestão do Iscte formar gestores capazes de liderar num mundo em rápida evolução, onde o domínio das tecnologias, a consciência ética, a liderança e a capacidade de adaptação são tão importantes quanto o conhecimento técnico», afirma Ana Lúcia Martins, vice-dean for Teaching and Innovation da Iscte Business School.
Uma das prioridades do novo modelo será reforçar a proximidade no ensino, sobretudo no primeiro ano: permitir um número de alunos reduzido por aula. O objectivo é fazer um acompanhamento mais individualizado dos estudantes para que a transição do ensino secundário para o ensino superior seja mais apoiada.