Top Ten: As Mulheres mais Influentes do Mundo (I)

Elas são chefes de estado e primeiras-damas, banqueiras e ícones culturais, presidentes de companhias e atletas empreendedoras. Um novo olhar sobre o poder e a influência criativa.

Michelle Obama 

Idade 47

Cargo Primeira-dama

Residência Washington, DC

País de Cidadania Estados Unidos

Grau Académico Universidade de Harvard (licenciatura em direito), Universidade de Harvard (mestrado em direito); Universidade de Princeton (BA / BS)

Estado Civil Casada

Filhos 2

Recriou à sua imagem o cargo de primeira-dama. Uma vigorosa defensora de altos padrões de nutrição escolar e dos assuntos das famílias de militares, ela está mais envolvida na política do que Laura Bush. Mas ao contrário de Hillary Clinton, que defendeu uma secreta (e infrutífera) reforma dos cuidados de saúde, Obama manteve-se afastada da política de primeira linha. Um ícone da moda e uma mãe atlética de duas filhas, ela é a Jackie Kennedy com uma licenciatura em Direito pela Universidade de Harvard e a esperteza e senso comum de quem cresceu no South Side de Chicago. Ela é também eficaz: em resposta à sua campanha Let’s Move contra a obesidade infantil, empresas como a Coca-Cola, General Mills e Kellogg comprometeram-se a reduzir até 2012 o teor de calorias dos seus alimentos. E a primeira-dama continua popular: 54% dos americanos tem uma opinião favorável sobre ela.

Irene Rosenfeld

Idade 57

Cargo Presidente da Kraft Foods

Residência Kenilworth, IL

País de Cidadania Estados Unidos

Grau Académico Licenciada, mestre e doutora pela Universidade de Cornell

Estado Civil Casada

Filhos 2

O seu pacote de compensação de US $ 26,3 milhões em 2009 fez de Rosenfeld a segunda mulher mais bem paga do país, depois de Carol Bartz da Yahoo!. Consegui-o anunciando no início deste ano que iria adquirir a confeitaria britânica Cadbury. Warren Buffett, cuja Berkshire Hathaway possuiu 9,4% da Kraft, votou contra o acordo, considerando-o “burrice”. Quando Rosenfeld se recusou a recuar, Buffett retaliou, vendendo 33,1 milhões de acções da Kraft (um terço da participação da Berkshire). Quem tinha razão? As receitas do segundo trimestre da Kraft cresceram 25,3%, para US $ 12,3 bilhões, impulsionadas principalmente pelos negócios da Cadbury na Europa e em mercados em desenvolvimento. “Obviamente estou muito satisfeita com o resultado”, diz ela. Na frente doméstica, a Kraft está a gastar mais em publicidade para empurrar marcas centrais como – Philadelphia Cream Cheese, Kraft Singles, Oreos e Mac & Cheese (a sua favorita).

Oprah Winfrey

Idade 57

Cargo Personalidade televisiva

Organização Oprah Winfrey Show

Fonte TV, self-made

Residência Chicago, IL

País de Cidadania Estados Unidos

Grau Académico Licenciada pela Universidade do Estado do Tennessee

Estado Civil Solteira

A executiva feminina mais bem sucedida do mundo dos meios de comunicação, ganhou 1,35 bilhões de dólares nos últimos cinco anos – assim como um enorme séquito. O seu Oprah Winfrey Show – que em breve exibirá o seu último episódio após 25 anos no ar – tem 40 milhões de telespectadores por semana. Mas com um canal de rádio Sirius (35 milhões de ouvintes por mês), uma popular conta de Twitter (cerca de 4,5 milhões de fãs) e uma nova rede de cabo que será lançada em Janeiro de 2011 (chamada OWN), a magnata dos meios de comunicação continuará a ter uma grande plataforma. E não receia usá-la: em 2008 ajudou Barack Obama a ganhar as eleições presidenciais.

Notícias relacionadas:

Top Ten: As Mulheres mais Influentes do Mundo (II)

Top Ten: As Mulheres mais Influentes do Mundo (III)

Entrevista a Sandra Ribeiro: O caminho é longo

Líderes no Feminino

Entrevista a Fátima Barros: “As mulheres, por vezes, não querem lugares de topo”

Entrevista a Inês Reis e Carla Martins Branco: Um EXXemplo

Ler Mais