Trabalha numa empresa saudável? Descubra aqui

A Organização Mundial da Saúde define “empresa saudável” como um local de trabalho no qual os colaboradores e os empregadores colaboram no sentido de um processo de melhoria contínua para proteger e promover a saúde, segurança e bem-estar de todos, bem como a sustentabilidade do local de trabalho.

 

Para tal, são consideradas:

  • Questões de saúde e segurança no ambiente físico de trabalho.
  • Questões de saúde, segurança e bem-estar no ambiente psicossocial do trabalho, incluindo a organização do trabalho e a cultura do local de trabalho.
  • Recursos pessoais para a saúde no local de trabalho (apoio e incentivo do empregador para a adoção de um estilo de vida saudável).
  • Formas de participar na comunidade para melhorar a saúde dos colaboradores, das suas famílias e de elementos da comunidade

Exemplos de boas práticas

ERGONOMIA
Equipar a empresa com mobiliário e equipamentos específicos para minimizar os riscos de problemas de saúde do trabalhador.

SEGURO DE SAÚDE
É um benefício que reforça o compromisso da empresa com a saúde dos seus colaboradores e um instrumento de recrutamento, motivação e fidelização. Actualmente, é o benefício extrassalarial mais valorizado por candidatos, segundo
o Guia do Mercado Laboral 2020.

DISPONIBILIDADE DE FRUTA E ÁGUA FILTRADA
Disponibilizando fruta e água filtrada no local de trabalho, a empresa vai contribuir para uma alimentação saudável dos colaboradores e para o consumo diário de água recomendado para um adulto: 1,5 a 2 litros por dia.

TRABALHO FLEXÍVEL
O trabalho flexível dá a possibilidade ao colaborador de ter um horário e local de trabalho flexíveis, podendo, por exemplo,
agendar consultas médicas ou cuidar do filho doente. Permite-lhe assim ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

GINÁSTICA LABORAL
Promover uma pausa que pode ser feita colectivamente, no local de trabalho, com exercícios para prevenir problemas nos músculos e articulações.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...