O sedentarismo prolongado prejudica o corpo ao reduzir a queima de calorias, causar dores crónicas e afectar a regulação metabólica, sendo recomendado o movimento constante e pausas a cada 30 minutos.
Ao longo dos anos, vários estudos têm associado o excesso de tempo sentado a uma menor esperança média de vida, incluindo maiores taxas de mortalidade por doenças cardíacas e por todas as causas. O que se considera “excesso de tempo sentado” pode variar de estudo para estudo, mas, em geral, refere-se a mais de oito a dez horas por dia.
De acordo com a publicação, passar 10 horas por dia sentado de vez em quando não é preocupante. O que os investigadores analisam é o comportamento sedentário ao longo dos anos. Quando ficar sentado o dia todo se torna um hábito regular, isso também está associado a um risco maior de cancro, diabetes tipo 2, osteoporose, depressão e comprometimento cognitivo.
Mesmo quem cumpre as metas recomendadas de actividade física pode enfrentar riscos à saúde se passar a maior parte do dia sentado. Isto acontece porque sedentarismo e inactividade física não são a mesma coisa.
A inactividade física significa não praticar exercício físico em quantidade suficiente. Já o sedentarismo diz respeito a longos períodos sentado ou deitado, com gasto energético muito baixo, seja diante de uma mesa de trabalho, da televisão ou durante um longo trajecto até o trabalho.
Quando o corpo permanece imóvel durante longos períodos, uma série de mudanças acontece. A actividade dos músculos esqueléticos diminui, o que dificulta a absorção da glicose presente no sangue. Com o tempo, isto contribui para a resistência à insulina, um dos principais caminhos para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O metabolismo das gorduras também fica mais lento.
Já a má postura e a falta de movimento sobrecarregam o pescoço, os ombros e a região lombar, o que ajuda a explicar as dores e desconfortos tão comuns entre trabalhadores de escritório.
Os efeitos não são apenas físicos. Longos períodos de inactividade podem reduzir o estado de alerta, a concentração e os níveis de energia. Os colaboradores que permanecem sentados por períodos prolongados frequentemente se sentem mais lentos e menos produtivos.
Para ajudar os colaboradores a resolver esta questão, vários estudos sugerem que levantar-se ou se movimentar durante dois a cinco minutos a cada 30 a 60 minutos pode melhorar o metabolismo da glicose e reduzir o risco cardiovascular.














