“Trabalhadores boomerang”. Saiba por que vai querer tê-los na sua empresa (mas há um risco para o qual é preciso estar atento)

Perante o aumento da escassez de talentos em muitos sectores, um caminho possível poderá estar nas empresas aproveitarem o interesse de ex-colaboradores que estão a considerar regressar.

 

Um pesquisa da Robert Walters revelou que 71% dos trabalhadores em Portugal estão abertos a regressar à um empregador anterior. De acordo com os resultados, 46% considerariam voltar se o empregador anterior oferecesse uma remuneração melhor (25%) ou se houvesse mudanças na liderança ou na estrutura da equipa (23%).

Na verdade, 27% dos funcionários admite ter entrado em contacto com um empregador anterior nos últimos dois anos sobre oportunidades de emprego, enquanto outros 20% reconheceram que planeiam fazê-lo.

Mais de um quarto (78%) dos funcionários afirmaram que permanecem em contacto com um anterior chefe, com 25% deles a dizer que isso ocorre porque querem permanecer abertos para futuras oportunidades de emprego.

 

Empregadores “abertos” à recontratação

De acordo com o relatório, o interesse dos colaboradores em regressar é recebido com abertura pelas organizações, com mais de 90% dos empregadores a afirmar que estão dispostos a considerar a recontratação de trabalhadores boomerang para posições adequadas.

«A nossa pesquisa mostra que os managers são os mais abertos a considerar a recontratação dos seus ex-funcionários», declara François-Pierre Puech, Country manager da Robert Walters Portugal.

Mais de um quarto dos entrevistados (76%) disse que considerará deixar bons ex-funcionários regressarem. Outros 20% estão hesitantes e 3% disseram que não vão recontratar ex-colaboradores.

 

Solução para a escassez de competências

Toby Fowlston, CEO da Robert Walters, afirmou que os funcionários boomerang devem «deixar os líderes entusiasmados» em plena escassez global de candidatos.

«À luz desta pesquisa, as empresas que estão a contratar podem considerar voltar a acolher ex-alunos e capacitar os managers para processos de saída positivos, pois os ‘funcionários boomerang’ podem muito bem ser uma solução para a escassez de competências«, explicou Fowlston.

Outro benefício de contratar um funcionário boomerang é já saber como se orientar dentro da organização.

«Este é um talento que pode chegar ao terreno – já conhece o negócio, está familiarizado com os processos e tem um interesse anterior na marca – qualidades que podem levar anos a ser incutidas num novo colaborador», disse Fowlston.

 

Integração de “trabalhadores boomerang”

Mas isso não significa que algumas etapas da integração do profissional boomerang possam ser ignoradas, pelo contrário deve haver um “onboarding personalizado” para esses colaboradores.

«Uma coisa fundamental para os empregadores é gerir o regresso de colaboradores boomerang com os trabalhadores existentes, especialmente se alguém for integrar uma posição mais sénior do que quando saiu», aconselhou Fowlston.

Com o aumento dos funcionários boomerang devido à remuneração e progressão na carreira, os empregadores também são aconselhados a garantir que ser recontratado não seja a única maneira de progredir no local de trabalho.

«É preciso encontrar um equilíbrio e os empregadores devem avaliar que estão a fazer tudo o que podem para abrir linhas de oportunidade dentro da organização, ou arriscam-se a enviar a mensagem de que o caminho para a promoção e um pacote de benefícios melhor é seguir a via do boomerang», alertou Fowlston.

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