Trabalhar a partir de casa (é uma coisa) com filhos (é outra): 10 dicas essenciais

Devido ao encerramento das escolas, muitos profissionais tiveram que conciliar as suas responsabilidades familiares, com as laborais, a um nível mais complexo através do trabalho remoto. Esta combinação é difícil, especialmente se as crianças forem pequenas. 

 

 A consultora Robert Walters deixa 10 conselhos que o/a vão ajudar a gerir esta situação. 

 

1. Crie o seu próprio local de trabalho
Assim como no escritório, é importante ter o seu próprio espaço para poder trabalhar à vontade. Se mora numa casa grande, converta um dos quartos num escritório temporário, se vive numa casa menos espaçosa, pode criar o seu local de trabalho na sala, sala de jantar ou até mesmo num quarto, criando assim um espaço temporário onde pode evitar interrupções mais facilmente.

Criar um local para este fim vai torná-lo menos propício a interrupções desnecessárias e mais propenso à concentração. O espaço deve estar o mais longe possível dos filhos, bem iluminado, arrumado e equipado com as ferramentas e tecnologias necessárias para realizar sua função profissional.

2. Seja madrugador
Uma grande vantagem de trabalhar em casa é que não perde tempo em deslocações. Deixe que os seus filhos durmam até tarde, isto permite-lhe beneficiar de um tempo extra de tranquilidade pela manhã.

Use esse tempo de forma eficaz para conseguir começar logo a trabalhar. Assim, também terminará de trabalhar mais cedo e poderá passar mais tempo com os seus filhos. Se os seus filhos acordam muito cedo naturalmente, prepare-os como se fossem para a escola e deixe-os a brincar enquanto se dedica ao trabalho numa sala fechada.

3. Planeie actividades divertidas para os filhos
Para conseguir trabalhar sem interrupções, pode planear algumas actividades que ajudem a entreter os seus filhos por períodos alargados. Há muita coisa que podem fazer sem ajuda dos pais, como desenhar, colorir, construções de lego, ver desenhos animados. Tal como na escola, pode dividir a sua sala maior em diversos cantos de jogos e diversão, um canto de desenho, um canto de leitura, um para brincar com legos, outro com bonecas, um de plasticinas, uma zona de filmes, etc.

Precisa de fazer uma conferência telefónica ou reunião por Skype? Para garantir ausência de barulho das crianças, garanta que estão entretidas noutra zona da casa. Por exemplo, pode deixá-las a ver televisão, sejam desenhos animados ou um filme ou mesmo emprestar-lhes um tablet para que gravem um vídeo para os avós. É importante não lhes oferecer tudo ao mesmo tempo nem as mesmas actividades todos os dias, a variedade é a chave para que não se aborreçam.

4. Sem deixar de criar uma rotina
Manter as crianças ocupadas enquanto se tenta concentrar no trabalho não é fácil, especialmente sendo necessário fazê-lo diariamente. «Estabelecer com os seus filhos uma rotina diária estruturada é uma excelente ajuda para trabalhar com sucesso em casa. Organizar e comunicar um programa de actividades diárias no qual os seus filhos precisam de perder um certo tempo para realizar e concluir cada tarefa costuma resultar bem», comenta François-Pierre Puech, Senior manager da Robert Walters Portugal.

Uma boa rotina consiste em estabelecer todos os dias um horário para realizarem os seus trabalhos de casa e terminar com uma hora “criativa”. Isto vai permitir inovar nas actividades no resto do dia. Por exemplo, se estiver bom tempo e tiver jardim ou um terraço, pode organizar alguma actividade desportiva para passar o tempo e manter os seus filhos activos a gastar energia.

 

5. Estabeleça objectivos claros
Não ir à escola obviamente tem um impacto nas crianças, pelo que é aconselhável que não percam o ritmo de estudo (se já estiverem na primária), pois mais tarde será muito mais difícil retomá-lo. Da mesma forma, é importante que tenham horários fixos. Em algumas escolas os professores estão a trabalhar de casa, pelo que é possível estabelecer com eles uma rotina diária. Se não, pode criar tarefas diárias para os seus filhos, como exercícios ou leituras obrigatórias, e rever com eles ao final do dia. Assim, mantem os seus filhos activos nos estudos e com uma rotina de aprendizagem.

Aos filhos mais velhos também se pode dar algumas responsabilidades novas, como participar nas tarefas dentro de casa. Por exemplo, lavar o carro, cuidar do jardim, tirar e pôr a loiça na máquina, pôr a mesa, arrumar o quarto, fazer a cama, tratar dos animais de estimação, etc.

 

6. Evite sair de casa
Todos devemos evitar sair o máximo possível, e fazê-lo apenas para o imprescindível, como ir ao supermercado ou à farmácia. Faça compras para vários dias para não ter de ir ao supermercado tantas vezes, cozinhe várias refeições antecipadamente durante o fim-de-semana, ou prepare as coisas para que depois só tenha de fazer o essencial. Isto ajuda a depois ter mais tempo durante a semana para estar com os seus filhos.

 

7. Aproveite as sestas
Se os seus filhos ainda dormirem a sesta à tarde, aproveite este tempo extra ao máximo para realizar tarefas que necessitam de mais concentração. Desta maneira, quando acordarem, poderá prestar-lhes mais atenção.

 

8. Escolha o momento mais adequado para realizar videochamadas
Se precisa de estar em contacto diário com os seus colegas ou clientes externos, programe essas reuniões virtuais em momentos mais tranquilos do dia. Se os seus filhos dormirem até mais tarde, uma boa altura para fazer reuniões será de manhã cedo ou na hora da sesta, ou em horas a que estão entretidos a ver um filme e que não o irão interromper. Deve adaptar e flexibilizar o seu horário em função das necessidades e obrigações.

9. Alterne responsabilidades com o seu parceiro
Se estão os dois pais a trabalhar de casa, a situação é mais desafiante porque ambos necessitam de tempo e espaço para o fazer. Pode ser benéfico que o tempo com as crianças seja alternado, para dar mais tempo a ambos para trabalhar. Enquanto um dos pais se concentra no trabalho, o outro pode estar com os filhos. Desta forma, os filhos não sentem falta de atenção e os pais podem trabalhar mais tempo sem interrupções.

 

10. Garanta uma boa conciliação da vida laboral e familiar
Por último, é importante assegurar-se de que continua a existir um equilíbrio entre o trabalho e a vida privada. Uma vez terminado o trabalho, desligue o computador e desfrute do resto do dia.

Planeie algo divertido, como uma noite de jogos em família, por exemplo. Não se esqueça de deixar também algum tempo para si, como sempre fez. Isto ajuda a manter a sanidade mental e um sentimento de normalidade. Da mesma forma que vão alternando momentos de trabalho em casal para estar com os filhos, alternem também momentos para poderem estar a dedicar-se a algo que sempre fizeram, como uma rotina de exercícios diária ou a leitura de um livro.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

[vc_multibar_post nc_mp_bar_revive=”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”]