Trabalho árduo é o mais importante para progredir na vida na maioria dos países europeus. Em Portugal, o factor é outro
O que é mais importante para progredir na vida? As opiniões divergem sobre este tema, revela a Landgeist. Na maioria, o trabalho árduo é o factor mais importante. Curiosamente, Portugal foge à regra.
Não apenas dentro dos países, mas também entre os países. No Eurobarómetro Especial de 2022 sobre justiça, desigualdade e mobilidade intergeracional, os participantes foram questionados sobre a importância de quatro aspectos diferentes na progressão das suas vidas. Estes são:
- Vir de uma família abastada
- Ter uma boa educação
- Trabalhar arduamente
- Nascer homem ou mulher
Na maioria dos países da UE, “trabalhar arduamente” é considerado o mais importante para progredir na vida. É o caso de Espanha, França, Itália, Alemanha e Finlândia, por exemplo.
“Ter uma boa educação” também é considerado factor relevante para progredir na vida em vários países da EU, como a Suécia, Polónia e Croácia, entre outros.
Curiosamente, em países como Portugal, Grécia e Hungria, “vir de uma família abastada” foi considerado o factor mais importante para progredir na vida.
Em nenhum país da UE, “nascer homem ou mulher” foi considerada a coisa mais importante para progredir na vida e aparece no fim da lista. Apenas na Suécia ocupou o 3.º lugar, à frente de “vir de uma família abastada”.