Traçou metas para 2020? Siga esta estratégia para as alcançar

A cada ano que se inicia, são várias as resoluções que fazemos e objectivos que traçamos. Isso é bom, mas é só um primeiro passo. Para atingi-los precisamos de definir a estratégia certa.

 

A cada ano que se inicia, são várias as resoluções que fazemos e objectivos que traçamos. Ora é comer de forma mais saudável, ora é começar a ir ao ginásio ou até mesmo ler mais. Ou trabalhar menos. As muitas ficam vezes não chegam a passar disse mesmo, resoluções. Na realidade, como explica a CEO coach Sabina Nawaz no seu artigo “To Achieve Big Goals, Start with Small Habits” (“para alcançar grandes objectivos comece com hábitos pequenos”), publicado no Harvard Business Review, os objectivos não são o problema, a questão está na estratégia que delineamos para os alcançar.

 

– Sonhe grande, mas seja realista

Sonhar é bom, pois só assim fazemos grandes planos. Porém, não torne isso num ciclo negativo.

Segundo o “Inc.”, Sabina Nawaz trabalha com executivos de topo, ou seja, clientes que, por serem ambiciosos de mais, nunca fazem planos numa escala pequena. As metas estabelecidas por eles são enormes e bastante ousadas, o que pode chegar a ser desesperante. Contudo, como era de esperar, nem eles conseguem fazer uma hora de exercício todas as manhãs ou ler 100 livros num ano. Desta forma, o importante é fazer metas realistas e tentar cumprir ao máximo para não desesperar.

Apesar de poder não chegar lá este ano, não desista. O importante é não ficar frustrado e nunca desistir, como frisa Sabina Nawaz.

 

– Pense mais pequeno. Oito vezes mais pequeno

Nesta fase, é altura de pensar em “micro-hábitos” ou, por outras palavras, tarefas muito sucintas. Nawaz pede aos seus “alunos” que pensem no menor passo possível que eles podem dar para alcançar o seu objectivo. Qual é a coisa mais pequenina que você pode fazer todos os dias e que o aproxima um milímetro do seu sonho? Pense nisto.

Parece que vai comprometer parte do seu dia sem fazer grandes progressos, mas é necessário pensar mais “terra-a-terra”. Assim, o importante será começar a pensar na forma de reduzir mais e mais o seu objectivo central ao longo do dia, até o tornar num “hábito” cada vez mais pequeno. A CEO explica que os participantes do seu workshop precisam de “três a oito tentativas antes de apresentarem algo suficientemente pequeno para ser considerado um micro-hábito”.

Resumidamente, o “micro-hábito” deve ser algo tão pequeno que parece que nem vale a pena fazer no dia-a-dia. Os “alunos” de Sabina Nawaz começaram por fazer duas flexões por dia ou por ler apenas um parágrafo antes de dormir, por exemplo.

 

– Introduzir um novo ritual: check-list diária de 20 segundos

Para poderem acompanhar o próprio progresso, Nawaz tem um método que pode ajudar em muito casos. A coach aconselha a fazer-se uma check-list.

Este é um método fácil e simples, bastando pegar num calendário ou num mapa/tabela e anotar a tarefa que quer realizar ou que realiza todos os dias. Desta forma, irá colocar, diariamente, ao lado da tarefa, caso tenha cumprido ou não, um “S” (sim) ou “N” (não), respectivamente. Nawaz, chama a isto a “lista do sim”.

Este ritual diário é extremamente benéfico para acompanhar o progresso e ver onde podem surgir alguns padrões, tal como onde pode melhorar. O melhor de tudo é que leva apenas 20 segundos, por isso é fácil de completar e de entrar na rotina.

 

– A regra dos 10%

A concretização dos pequenos objectivos vai encorajá-lo e, eventualmente, fazê-lo querar aumentá-los. Mas, cuidado! Nawaz alerta que é aqui que os principais empreendedores tendem a tombar. Se acelerar muito rapidamente o seu ritmo, corre o risco de perder completamente o foco e o seu progresso diário.

Se se sentir entediado com as suas tarefas diárias, durante pelo menos duas semanas, a coach sugere aumentar a fasquia, mas nunca mais de 10% do tempo que gastou na semana anterior no seu novo “hábito”. Mantenha as acções diárias pequenas e fáceis de gerir.

 

Traçar objectivos é óptimo pois, é assim que começamos a alcançá-los. Mas para atingi-los precisamos de definir a estratégia certa. Não queira fazer tudo de uma só vez e não caia na frustração, a concretização dos seus planos só é possível com passos pequenos e um trabalho continuado.

 

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Seja qual for o problema “Mete Kicks nisso”
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis