Três lições de liderança de Bill Gates

Independentemente da nacionalidade ou do segmento em que o líder actua, é essencial que domine duas grandes áreas, o próprio negócio em que exerce sua liderança e a gestão de imagem e pessoas. Mas isto não chega.

 

Assim, a 99 empresas reuniu dicas de liderança de três grandes líderes das últimas décadas: Bill Gates, Steve Jobs e Barack Obama. Destacamos aqui as de Bill Gates.

O norte-americano Bill Gates foi o fundador da Microsoft. Tome nota de três dicas de liderança partilhadas pelo filantropo:

1. Ler 
A leitura é a base da aquisição de conhecimentos valiosos. Para Bill Gates, um líder de sucesso precisa dominar todos os tipos de perspectiva. Ao ser capaz de pensar num mesmo problema sob diferentes pontos de vista, Bill Gates foi capaz de entender melhor as situações nas quais se encontrava e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas. Por isso, leia de tudo um pouco.

2. Procurar a melhoria constante
Enquanto algumas pessoas pensam que as actualizações representam correcções de problemas de um produto mau, outras entendem que são melhorias de um produto em constante evolução. Mais uma vez, tudo depende do ponto de vista. Por isso, aprenda com Bill Gates a perguntar-se o que é possível fazer melhor.

3. Ajudar as pessoas
Bill Gates criou a Fundação Bill e Melinda Gates, que promove pesquisas sobre a SIDA e outras doenças que atingem principalmente os países em desenvolvimento. Além disso, o magnata faz muitas doações para a caridade, ensinando com isso que um bom líder não só pode como deve usar sua posição em prol das pessoas. Que tal incentivar seus colaboradores a prestarem serviços para uma ONG, por exemplo?

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...