
Três tendências tecnológicas de Recursos Humanos para 2021
Por Teresa Lopes Gândara Human Capital Director da Noesis
2020 foi um ano totalmente diferente de qualquer outro. A COVID-19 deixou a sua marca na forma como vivemos e trabalhamos e, embora ainda estejamos a tentar controlar a pandemia, é urgente que comecemos a preparar também o mundo pós-COVID. Este foi um ano complicado para as organizações e, sobretudo, para os profissionais de Recursos Humanos, que tiveram de criar novas políticas de trabalho à distância, implementar ferramentas que permitissem manter a comunicação com os colaboradores, assim como acompanhar o seu desempenho, de forma remota.
Se antes o teletrabalho era uma realidade ainda não massificada nas rotinas das organizações, agora é uma realidade transversal a todos os colaboradores, de presente e futuro. Neste novo contexto, a importância das iniciativas de integração dos colaboradores passou a ganhar ainda maior destaque, assim como a preocupação em apoiar o seu bem-estar, tanto a nível físico como mental.
Assim sendo, este é o momento para analisar o que se passou em 2020 e avaliar quais as melhores acções a tomar para 2021, tendo em conta as principais tendências tecnológicas para o sector de Recursos Humanos:
- Trabalhar à distância
O trabalho à distância está a tornar-se rapidamente o novo normal. Embora esta tendência tenha vindo a crescer nos últimos anos, a situação da COVID-19 trouxe-a definitivamente para primeiro plano. Muitas empresas adoptaram em pleno o modelo de trabalho remoto e esta continuará a ser, sem dúvida, uma das grandes tendências em 2021.
Tal como a comunicação entre todos os colaboradores, com o apoio de ferramentas de produtividade, como Slack, Trello, Teams ou outras, são fundamentais para esta transição, também as aplicações que acompanham o ciclo de vida dos colaboradores têm de se tornar cada vez mais ágeis e digitais, dotando os departamentos de Recursos Humanos de ferramentas adequadas às novas necessidades e dando-lhes capacidade para aceder aos dados dos seus colaboradores em tempo real e, ao mesmo tempo, tomar decisões fundamentadas.
- Bem-estar dos colaboradores
Em 2020 houve uma mudança nas prioridades. As empresas passaram a interagir com os seus colaboradores com uma maior frequência. Houve um esforço adicional para que o contacto fosse mantido, quer através de rápidas conversas virtuais, quer através de eventos à distância ou momentos de descontração e partilha, promovidos pelas organizações.
De igual forma, temas como o bem-estar e saúde mental passaram a estar na agenda dos departamentos de Recursos Humanos, procurando assegurar um ambiente laboral e uma cultura organizacional mais feliz e equilibrada. O bem-estar dos colaboradores passou a ser considerado uma parte crucial da produtividade e do desempenho, sendo que grande parte das empresas estão a procurar uma abordagem cada vez mais integrada, aliando a saúde física à mental e emocional. Para tal, as empresas necessitam de questionar as suas equipas sobre o que realmente valorizam e de que forma se podem sentir bem e mais próximas.
A própria lógica de benefícios ou regalias, tão simples e frequentes como a disponibilização gratuita de água, fruta, máquinas de café, ou outras, terá necessariamente de ser repensada, tendo em conta que a grande maioria dos colaboradores permanece e permanecerá em regime remoto e fora dos escritórios.
Os programas agora desenvolvidos deverão concentrar-se em áreas como: apoio emocional/saúde mental online; bem-estar financeiro; equilíbrio trabalho/vida; criação de relações significativas com colegas de trabalho; serviços de telemedicina, entre outras possibilidades. As empresas terão de rever as suas políticas de benefícios para assegurar que se adaptam aos novos modelos de trabalho e às novas necessidades das suas equipas.
Por outro lado, a gestão do desempenho irá também evoluir gradualmente para lógicas de acompanhamento em tempo real, contínuo e integrado, no qual a tecnologia em RH deverá focar-se em desenvolver e gerir um ciclo de estabelecimento de objetivos, recolha de feedback, monitorização e melhoria de desempenho. As organizações estão a adotar cada vez mais soluções de feedback 360 para tornar a sua gestão de desempenho verdadeiramente holística.
- Recrutamento orientado pela Inteligência Artificial
Os algoritmos baseados na IA, combinados com um aumento da computação em cloud, permitiram uma rápida mudança na forma como os recrutadores encontram talento. A IA para a gestão de pessoas ajuda a compreender o perfil destas a um grau sem precedentes – recorrendo a uma variedade de fontes, incluindo a sua atividade nas redes sociais.
O mundo mudou rapidamente ao longo dos últimos meses. Embora esta mudança possa parecer temporária, é esperado que provoque comportamentos que transformarão o futuro do trabalho de forma permanente. E, por isso é essencial que os departamentos de Recursos Humanos e as equipas de recrutamento se mantenham a par das últimas tendências tecnológicas na gestão do capital humano, para que estejam em posição de se adaptar rapidamente a novas realidades do mercado laboral.