Truques para procurar futuros colaboradores no Linkedin

O Linkedin é um importante aliado para se procurar futuros colaboradores com potencial, sendo que, como chama a atenção o site Alliate, o recrutamento deve passar por um processo bastante preciso a fim de se encontrar aqueles que melhor poderão contribuir para o negócio.

Um dos principais desafios dos Recursos Humanos é contratar bons colaboradores. Hoje existem há uma série de ferramentas que permitem chegar a esses potenciais candidatos de forma prática e, muitas vezes, sem que elas esperem esse contacto. O Linkedin é uma que aporta maior agilidade na selecção permitindo encontrar os mais diversos candidatos rapidamente, avaliando os seus perfis profissionais de forma segura e precisa. Deste modo, a empresa ganha na excelência dos colaboradores contratados.

  • Utilize palavras-chave para realizar a procura
    Devido ao facto de ser uma rede social, é possível encontrar qualquer utilizador no Linkedin. Para encontrar os que mais se adequam a sua empresa, há a possibilidade de realizar buscas por palavra-chave a fim de examinar perfil a perfil. Este primeiro filtro permite encontrar bons possíveis candidatos que estejam na localidade desejada.
  • Analise a rede de contactos
    Explore a sua rede de contactos para saber mais sobre possíveis candidatos. Muitos terão contactos directos (quando fazem parte da rede dos seus amigos) ou indirectos (amigos de amigos que eles terão adicionado). Com isso consegue-se  estabelecer uma relação de confiança com essas pessoas, além de poder perguntar sobre a sua conduta profissional.
  • Verifique o comportamento do candidato na rede social
    Através do que está visível no perfil é possível determinar o comportamento do candidato que pode influenciar de forma positiva ou negativa a sua postura no trabalho. Desta forma, é mais fácil aplicar filtros, eliminando os que poderiam causar prejuízos. Por exemplo, analisando o perfil pode-se verificar se é uma pessoa que troca de empresas constantemente, o que poderia vir a representar um risco de turnover. Por outro lado, pode-se verificar como a pessoa se posiciona sobre determinados temas através das suas partilhas, avaliando se é, de facto, um especialista.
  • Conheça o portefólio dos candidatos
    Uma opção que o Linkedin disponibiliza para os recrutadores é a possibilidade de estes conhecerem o portefólio dos possíveis talentos. Para determinadas áreas esse é um ponto-chave, principalmente para aqueles que irão trabalhar com desenvolvimento de soluções e processos criativos. Com isso é possível avaliar a competência do candidato na área, excluindo de imediato aqueles que não correspondem às expectativas do cargo.
  • Utilize as ferramentas de triagem do Linkedin
    Para os profissionais de Recurso Humanos, o Linkedin disponibiliza interessantes ferramentas de triagem, como a automações:  o sistema dispara quando um candidato próximo que tenha certas competências entra no raio de acção do perfil. Também se podem anunciam vagas neste espaço, atraindo a atenção de candidatos que não encontraria utilizando as técnicas anteriores.
    É ainda possível colocar ferramentas de triagem que eliminem de imediato pessoas com perfil distinto do da vaga pretendida. Este recurso permite que apareçam apenas os perfis que sejam de facto relevantes.
pub


Comentários
A carregar...