Turismo de Portugal tem 1 milhão de euros para rede de refúgios climáticos

O Turismo de Portugal abriu candidaturas para um concurso que visa criar e qualificar refúgios climáticos em municípios e freguesias, com um financiamento total de um milhão de euros. O programa pretende aumentar a resiliência dos territórios face ao calor extremo e melhorar o conforto de residentes e visitantes.

Tânia Reis
13 de Agosto 2026 | 19:00
Turismo de Portugal tem 1 milhão de euros para rede de refúgios climáticos

O Turismo de Portugal lançou um Aviso de Concurso Específico no valor de um milhão de euros, ao abrigo do Programa Crescer com o Turismo, destinado a projectos que visem a criação e qualificação de refúgios climáticos integrados na Rede Nacional de Refúgios Climáticos – «Stay Cool».

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

Este concurso dirige-se exclusivamente a câmaras municipais e juntas de freguesia, que podem candidatar-se a um apoio não reembolsável correspondente a 80% das despesas elegíveis, até um máximo de 75 mil euros por candidatura individual ou por cada entidade em candidaturas conjuntas. As candidaturas estão abertas em contínuo até esgotar a dotação, através de formulário disponível no portal do Turismo de Portugal.

Num contexto de aumento dos episódios de calor extremo, esta iniciativa pretende reforçar a resiliência dos territórios, promovendo soluções que melhoram o conforto, a segurança e a qualidade da experiência de residentes e visitantes.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

«A adaptação às alterações climáticas é hoje uma prioridade para o turismo. Contamos já com mais de 100 refúgios climáticos distribuídos por 47 municípios e pretendemos aumentar o número. Este resultado reflecte o trabalho desenvolvido com os municípios e outras entidades parceiras, que têm identificado e disponibilizado espaços adequados, evidenciando o compromisso dos territórios com a adaptação climática e com a protecção da saúde e do bem-estar das populações. Esta iniciativa reforça, assim, o nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento turístico mais sustentável e resiliente, que concilia a adaptação climática, a valorização dos territórios e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e dos visitantes», refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Integrada na Agenda para a Acção Climática no Turismo 2030 e financiada pelo Programa Crescer com o Turismo, a rede «Stay Cool» será implementada em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com as autarquias.

O que é um Refúgio Climático

Continue a ler após a publicidade

São considerados Refúgios Climáticos os espaços, interiores ou exteriores, de acesso gratuito e sem obrigação de consumo, abertos pelo menos entre as 11h e as 17h nos dias de maior calor, com possibilidade de horário alargado em situações de alerta ou onda de calor extremo. Estes espaços devem disponibilizar lugares sentados e acesso a água potável, assegurando conforto térmico nos interiores ou sombra significativa e soluções de arrefecimento nos exteriores.

Todos os refúgios serão identificados com o selo «Stay Cool», uma sinalética comum a toda a rede nacional.

Continue a ler após a publicidade

O apoio financeiro cobre a instalação de bebedouros e postos de enchimento de garrafas, nebulizadores e jogos de água, plantação de árvores de sombra, pérgulas e velas de sombreamento, climatização e isolamento térmico dos espaços, mobiliário de descanso adaptado a seniores, Wi-Fi gratuito, pontos de carregamento de telemóveis, eliminação de barreiras arquitectónicas e a sinalética que identifica cada espaço como parte da rede.

Continue a ler após a publicidade

A localização dos refúgios «Stay Cool» pode ser consultada através de um mapa interactivo disponível no sítio oficial do Turismo de Portugal, permitindo a cidadãos e visitantes identificar rapidamente o espaço mais próximo durante episódios de calor extremo.

Partilhar


Mais Notícias