UE é responsável por 73% das exportações portuguesas

Empresas nacionais transportaram para o estrangeiro mais de 20 500 milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, mais 3,3% face ao mesmo período do ano passado, mas em grande maioria, para o espaço comunitário, revela estudo da Ignios.

Este relatório da Ignios, empresa de Soluções Integradas de Gestão de Risco para o Sector Empresarial, mostra que, de Janeiro a Maio deste ano, os países da UE foram responsáveis por 15M € registados pelas exportações portuguesas. A União Europeia foi também onde as empresas nacionais mais aumentaram as vendas internacionais, com um crescimento de 6,3% face aos primeiros cinco meses de 2014. A Espanha, Reino Unido, França e Alemanha foram os principais mercados importadores e estão igualmente entre os que registaram maior crescimento das exportações portuguesas (10,6%, 13,2%, 4,9% e 4,4%, respectivamente, face ao período homólogo de 2014).

Para fora da União Europeia, as empresas portuguesas exportaram, de Janeiro a Maio deste ano, cerca de 5539 milhões de euros, registando num ligeiro crescimento de 1,3%. Neste contexto, os Estados Unidos, Angola, China, Argélia e Brasil foram os principais países destino, mas, no período analisado, apenas no primeiro caso a nota é de crescimento.

«Nos últimos anos, as exportações têm sido o grande impulsionador de crescimento económico do país e esta tendência de crescimento da quota nas importações a nível global ilustra claramente o caminho de competitividade e abertura ao exterior que cada vez mais caracteriza a actividade das nossas empresas», para António Monteiro, CEO da Ignios.