Um em cada quatro trabalhadores está a pensar despedir-se no pós-pandemia

Desde de Março do ano passado, o mercado de trabalho eliminou 20,5 milhões de empregos nas primeiras semanas da pandemia COVID-19. Actualmente, um ano depois, ainda há quase 7,9 milhões a menos de americanos empregados do que em Fevereiro de 2020, enquanto a força de trabalho caiu 3,9 milhões, avança a CNBC Make it.

 

Mas com os sinais a apontar para uma recuperação em muitos sectores económicos, muitos trabalhadores estão com vontade de procurar um novo emprego. De acordo com um estudo da Prudential Financial, um em cada quatro trabalhadores está a pensar procurar um novo emprego assim que o risco da pandemia diminuir.

Os dados do estudo mostram que dos 26% de trabalhadores que planeiam deixar os empregos após a pandemia, 80% fazem-no porque estão preocupados com o progresso na carreira e 72% porque a pandemia os fez repensar as suas competências.

Segundo a publicação, mais da metade dos candidatos a novos empregos investiram em novas formações e competências durante a pandemia, possivelmente para se prepararem para mudar de emprego nos próximos meses.

O estudo mostra ainda que muitos dos trabalhadores que querem pedir demissão estão à procura de emprego com mais flexibilidade. Na verdade, mesmo entre aqueles que não estão a pensar mudar de emprego, metade das pessoas que actualmente trabalham remotamente dizem que se a sua empresa actual não continuar a oferecer opções de trabalho remoto a longo prazo, vão procurar um novo emprego, onde seja possível trabalhar remotamente.

Ler Mais