Uma experiência de trabalho mais focada nas pessoas é o objectivo desta nova tecnologia 

A Siemens, através da Smart Infrastructure, lançou novas tecnologias para edifícios inteligentes, projectadas para criar locais de trabalho mais eficientes e flexíveis, centrados nas pessoas.

 

Trata-se de um conjunto de dispositivos, aplicações e serviços baseados na Internet das Coisas (IoT), que tornam o escritório numa vantagem competitiva para as empresas.

«Os colaboradores passam a ter maior opção de escolha e controlo no local de trabalho, podendo regular a temperatura para a que consideram ideal, seleccionar as condições de iluminação que acharem mais agradáveis e encontrar salas disponíveis para reuniões espontâneas», refere a Siemens, acrescentando que este novo conjunto de tecnologias «permite que os sistemas de gestão dos edifícios respondam de forma inteligente às acções dos utilizadores e aos dados ambientais recebidos».

Para a Siemens, «os espaços de trabalho adaptam-se assim às necessidades dos colaboradores, com análises em tempo real e aprendendo continuamente, sendo ainda capazes de detectar padrões de comportamento».

Num estudo recente da PwC, 75% dos inquiridos consideram que os espaços de trabalho com condições agradáveis, aliados a um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, são por vezes mais importantes que a remuneração. Uma análise da Continental Automated Buildings Association mostra que medidas direccionadas para melhorar o ambiente de trabalho contribuem para reduzir doenças e absentismo em até 20%, existindo estudos que sugerem que este valor pode mesmo alcançar os 60%.

 

 

 

Ler Mais