Usa o Teams? Poderá vir a informar o seu chefe se está no escritório ou não

Human Resources com Lusa
30 de Outubro 2025 | 11:50

Com muitas empresas a chamar os colaboradores de volta ao escritório, alguns encontraram formas mais inteligentes de continuar a trabalhar em casa. Se trabalha em casa com frequência, por vezes sem que o seu gestor saiba, ou faz login antes de chegar fisicamente ao escritório, vêm aí más notícias. Poderá em breve ter um informador, alerta a Digit.

 

A partir de Dezembro de 2025, o Teams poderá detectar quando um utilizador se liga ao Wi-Fi do escritório e actualizar automaticamente a sua localização de trabalho. Embora a Microsoft diga que esta funcionalidade foi concebida para facilitar a colaboração no ambiente de trabalho, muitos colaboradores vêem-na como um passo em direcção a uma maior vigilância num ambiente de trabalho remoto já tenso.

De acordo com uma actualização do roadmap do Microsoft 365, o Teams utilizará a rede Wi-Fi da organização para identificar se alguém está fisicamente presente no escritório. Quando ligado, o local de trabalho reflectirá automaticamente o edifício em que a pessoa se encontra. A funcionalidade estará desactivada por defeito, cabendo aos administradores de TI decidir se a activam e exigir que os colaboradores concordem. Estará disponível nas versões Teams para Windows e macOS.

A Microsoft afirma que a mudança pretende ajudar os colegas a localizarem-se mais facilmente em grandes escritórios. Em teoria, isto significa que alguém poderia descobrir rapidamente em que edifício ou piso o seu colega de equipa está, poupando tempo de coordenação. No entanto, o timing da actualização causou estranheza, com muitos a sugerirem que poderia ser utilizada pelos empregadores para monitorizar a assiduidade e impor políticas de regresso ao escritório de forma mais rigorosa.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias