Uma liderança tóxica acaba com toda a energia do colaborador. Concorda?

Quem nunca teve o azar de trabalhar sob as ordens de um mau chefe não imagina como a produtividade pode cair por falta de motivação. É verdade, um mau chefe pode mesmo arruinar uma empresa e prejudicar a saúde mental dos colaboradores. Uma liderança tóxica acaba com toda a energia do colaborador.

De acordo com a Associação de Psicologia dos EUA, 75% dos colaboradores associam o stress do trabalho aos gestores. É importante ter a consciência que os colaboradores são pessoas, e que separar o pessoal do profissional separados, é impossível.

Confira o que nenhum chefe deve dizer aos colaboradores e veja se concorda:

1 – “Você tem de fazer, porque eu sou o seu chefe”
Por mais que a autoridade dentro da empresa dê a “palavra final” nas decisões ao chefe, tratar os colaboradores como se fossem robots que apenas precisam de executar tarefas, não funciona. Permitir que os membros da empresa expressem o que pensam, fará com com que a liderança seja fortalecida.

Os colaboradores precisam de entender que as decisões visam o bem-estar da empresa e não favorecer o próprio ego do líder – isso não é nada profissional. Ao permitir o diálogo, o líder consegue aproximar-se da equipa

2 – “Eu trabalhei todo o fim de semana. E você, onde estava?”
Só porque o chefe é workaholic não quer dizer que as pessoas que fazem parte de sua empresa também devem ser. Se não foi acordado com o colaborador trabalhar aos fins de semana ou feriados, então, ele tem o direito de não trabalhar.

Longas jornadas de trabalho podem trazer consequências negativas à saúde. Dados recolhidos pela University College London, no Reino Unido, constatou que jornadas extras de trabalho, aumentam em 40% as hipóteses de problemas cardíacos.

3 – “Este lugar não “vive” sem mim”
Então o que estão os colaboradores a fazer na empresa? Usar expressões depreciativas, como se a única peça fundamental para a sua organização fosse o próprio chefe desmotiva o colaborador, já que este deixa de se considerar útil para o sucesso do negócio.

Se a equipa corresponde da forma esperada, em vez de usar expressões ofensivas, o chefe deve procurar identificar onde está o problema e desenvolver uma estratégia para que seja corrigido. As empresas são formadas por pessoas e não por uma única.

4 – “Se não gosta de estar aqui a porta da rua está aberta”
A verdade é que sai mais caro contratar e treinar um novo colaborador, em vez de treinar o colaborador que já faz parte da empresa. Agir como se o colaborador não fizesse falta para o negócio e que qualquer outra pessoa pode fazer o que ele faz, é muito errado. Além disso, perder um colaborador para a concorrência pode ser bastante negativo.

5 – “Sabe quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar?”
Para um líder chegar ao ponto de dizer para ao colaborador que outros gostariam de assumir o cargo, é porque muita coisa está errada. O chefe não deve nunca tratar os colaboradores como se a sua empresa fosse o melhor lugar onde eles podem chegar; deve sim reconhecer o potencial do colaborador que escolheu.

A atitude da equipa é o reflexo da liderança: equipa má é sinónimo de má liderança. Um bom líder deve valorizar os colaboradores. Um bom líder nunca esquece que precisa tanto dos seus colaboradores como eles precisam de um bom líder.

 

 

Ler Mais