Universidade Aberta faz parceria com Microsoft para reforçar competências digitais de estudantes e professores

A Microsoft Portugal e a Universidade Aberta estabeleceram um Memorando de Entendimento para o reforço de competências digitais de estudantes e professores, como resposta aos desafios de um mercado progressivamente mais digital e global.

 

O memorando, que surge no contexto dos objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência, prevê a integração da Universidade Aberta no programa institucional “Microsoft Learn for Educators” (MSLE), permitindo o acesso a um conjunto de ferramentas tecnológicas, material didático, percursos de aprendizagem personalizados e certificações Microsoft.

Carla Padrel de Oliveira, reitora da Universidade Aberta, refere: «As rápidas alterações existentes na nossa sociedade levam à necessidade de uma melhor preparação profissional face aos desafios cada vez mais emergentes e dinâmicos. A UAb tem contribuído, ao longo dos anos, para a diversificação e a capacidade instalada na formação de adultos através das suas ofertas de aprendizagem ao longo da vida. O memorando com a Microsoft vai contribuir para a diversificação das ofertas formativas conjuntas e estreitar as relações com o mercado laboral. E é neste contexto de necessidade urgente de formação que as microcredenciais têm vindo a ser referidas como uma estratégia para responder às necessidades de qualificação e requalificação profissional dos espaços nacional e europeu, em particular como resposta aos desafios colocados pela revolução digital, pelas alterações climáticas e pela necessidade de responder aos objectivos de desenvolvimento sustentável».

Para Vânia Neto, Education Skills Lead da Microsoft para a Europa Ocidental: «O desafio das competências e a preparação dos estudantes universitários para o futuro do trabalho é uma das prioridades da Microsoft. A assinatura deste memorando e a partilha de objetivos comuns para o aumento das competências tecnológicas dos alunos da Universidade Aberta é um passo muito importante para esse objectivo em Portugal. A plataforma Microsoft Learn para as Instituições de Ensino permite o acesso a conteúdos de qualidade, sempre actualizados e a certificações reconhecidas internacionalmente no mercado de trabalho. Ao estar totalmente disponível online, integra-se na perfeição com as necessidades actuais dos alunos e professores.»

Adicionalmente, e fruto desta parceria, a instituição lançará, ainda este ano, uma pós-graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações, lecionada totalmente a distância. Com o objectivo de formar 200 alunos, o curso irá dirigir-se a líderes de organizações e todos os interessados que pretendam aprofundar conhecimentos de transformação digital. O programa curricular incluirá conteúdos da Microsoft Imagine Academy, em particular nas áreas de Data Science e Produtividade.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*