Universidade Católica no Porto celebra 20 anos do programa de voluntariado
Reflectir sobre o contributo das experiências de voluntariado do ensino superior é um dos objectivos da conferência de encerramento dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), um programa de voluntariado criado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto. O evento decorre amanhã dia 21, a partir das 15h30, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa.
O evento contempla a apresentação do estudo “Impactos percebidos da experiência de voluntariado dos estudantes e alumni da UCP: Os 20 Anos da CASO”, e conta com duas mesas redondas sobre “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade” e “Voluntariado Transforma para a Vida – A Voz dos dados”. Terminará com uma cerimónia de compromisso de estudantes.
Laurinda Alves (autora, professora de Comunicação, Liderança e Ética) marca presença na primeira mesa redonda “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade”, que tem como oradores – Carlos Prieto (Comillas Solidária – Universidade de Comillas), Manuel Alçada (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Teresa Guimarães (APPACDM – Porto) -, com moderação de Filipe Martins (docente e membro da Área Transversal de Economia Social – ATES).
No segundo painel, sob o tema “Voluntariado Transforma para a Vida – A Voz dos dados” serão vários os testemunhos de alunos da Católica no Porto.
Ao longo dos 20 anos de actividade da CASO, totalizaram-se 1500 voluntários e 65 mil horas de voluntariado em diversas instituições: centros sociais, escolas, lares, associações de apoio à deficiência, museus, centros comunitários, entre outros. São números que revelam a dimensão e a importância do trabalho desenvolvido pela CASO e que reflectem o envolvimento com a comunidade. São sinais de que “vale a pena continuar” e de que é um projecto, verdadeiramente, centrado nas pessoas.
A Católica Solidária – CASO – integra-se na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e oferece, desde 2002, experiências de voluntariado, a toda a comunidade académica, sobretudo a estudantes, mas também a colaboradores docentes e não-docentes e a alumni.