Universidade do Minho lança projecto de competências em parceria com várias dezenas de empresas

Numa aliança com mais de 80 empresas, a Universidade do Minho (UMinho) acaba de lançar um portefólio de cursos de pós-graduação para promover a actualização e requalificação de competências, no âmbito do projecto “Aliança de Pós-Graduação – Competências para o Futuro”.

 

Em comunicado, a UMinho revela que os cursos foram desenhados a partir de um conjunto de parcerias estabelecidas com cerca de 80 empresas e organizações públicas, entre as quais Accenture, Bosch, Mota Engil, Edigma, Sonae MC, Primavera, dstGroup, Casais, Hospital de Braga, AICEP Portugal Global ou a Associação Nacional de Jovens Empresários.

«O projecto visa um forte investimento em novas abordagens educativas, transversais a toda a instituição, que tem como principal objectivo contribuir para o sucesso dos estudantes, sua empregabilidade e preparação para uma carreira de futuro», lê-se no comunicado.

De curta duração e não conferentes de grau, mas creditados, estes cursos dirigem-se a diplomados que procurem especializar-se ou actualizar conhecimentos em oito grandes domínios: Gestão e Inovação Empresarial; Arquitectura e Ambiente Construído; Comunicação, Cultura, Sociedade e Inclusão; Engenharia e Indústria Transformadora; Protecção Social e Integração; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade Ambiental e Gestão do Território; Transição Digital; Marketing Digital e e-Business.

Guilherme Pereira, pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projectos Especiais e coordenador do projecto Aliança, salienta que o investimento neste tipo de formação orientada para a actualização e requalificação dos trabalhadores, de equipas de gestão, ou de desempregados é de «crucial importância para o desenvolvimento económico e social do país, sobretudo em período pós-pandemia».

Para cumprimento de dois dos principais objectivos da Aliança – a excelência no processo de aprendizagem e o apoio financeiro aos profissionais-estudantes em situação económica fragilizada em resultado da crise pandémica -, serão atribuídas bolsas de estudo, «usando o mérito como critério para a decisão sobre o montante a atribuir a cada estudante». Assim, os alunos destas formações serão elegíveis para bolsas de estudo, cujo valor estará indexado à classificação final que vierem a obter.

Estão já abertas as candidaturas aos primeiros cursos, como o de Marketing Digital e e-Business, o School of CEOs e o e-Commerce Internacional.

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