Utentes em tratamento no IPO Porto podem viajar na Rede Expresso por 6 euros

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) e a Rede Expressos assinaram um protocolo que estabelece uma tarifa fixa de 6 euros por viagem para doentes em tratamento na instituição.

Tânia Reis
5 de Agosto 2026 | 19:00
Utentes em tratamento no IPO Porto podem viajar na Rede Expresso por 6 euros

Depois da parceria estabelecida com o IPO Lisboa, a Rede Expressos estende agora esta iniciativa ao IPO Porto, reforçando o seu compromisso de apoiar os doentes oncológicos que necessitam de realizar deslocações frequentes durante o tratamento.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

Ao abrigo do protocolo, os doentes poderão beneficiar de uma tarifa fixa de 6 euros por bilhete, em viagens com origem ou destino nas paragens Porto (Polo Universitário) ou Porto (Campanhã).

Para aceder à tarifa, deverão apresentar uma declaração emitida pelo IPO Porto e adquirir os bilhetes na loja Rodonorte, localizada na Rua Doutor Manuel Pereira da Silva, junto ao Polo Universitário. A existência desta paragem, a 15 minutos a pé do Instituto, assume particular importância ao assegurar um acesso rápido e próximo, sem necessidade de transportes adicionais.

No âmbito da sua responsabilidade social, o IPO Porto procura apoiar os seus utentes para além do acompanhamento clínico, contribuindo para reduzir os tempos de espera associados ao transporte de doentes não urgentes e para melhorar as suas condições de mobilidade.

Continue a ler após a publicidade

Esta resposta é especialmente importante para quem se desloca de diferentes regiões do país, uma vez que determinados tratamentos especializados são realizados exclusivamente no IPO Porto e exigem viagens regulares e, em muitos casos, prolongadas.

«O protocolo com a Rede Expressos é uma verdadeira mais-valia para todos os nossos doentes, que diariamente recorrem à nossa instituição, oriundos dos mais variados pontos do país. Esta parceria representa um importante contributo para reduzir o impacto dos custos de deslocação, reforçando a acessibilidade aos cuidados de saúde prestados pelo IPO Porto», afirma Sónia Cruz, vogal do Conselho de Administração do IPO Porto.

«Esta parceria representa mais um passo no nosso compromisso de facilitar o acesso aos cuidados de saúde. Depois de Lisboa, alargamos agora este apoio ao Porto e queremos continuar a trabalhar com outras instituições para que a distância, o custo e as dificuldades de deslocação nunca impeçam um doente oncológico de aceder aos cuidados de que necessita», sublinha Nelson Silva, director-geral da Rede Expressos.

O protocolo aplica-se aos seguintes doentes do IPO Porto:

Continue a ler após a publicidade
  • Doentes com diagnóstico oncológico confirmado e cirurgia programada no âmbito do plano terapêutico.
  • Doentes com indicação para radioterapia.
  • Doentes com indicação para braquiterapia.
  • Doentes com indicação para quimioterapia, imunoterapia, terapêutica alvo ou outros tratamentos sistémicos em regime de hospital de dia.
  • Doentes sob terapêutica oncológica activa com levantamento periódico de medicação na farmácia hospitalar, mantendo seguimento clínico.

Condições:

O preço reduzido está sujeito à apresentação de uma declaração emitida pelo IPO Porto, no momento da compra, na loja Rodonorte, junto ao Polo Universitário.

A tarifa fixa aplica-se ao utente em tratamento e até um acompanhante.

Partilhar


Mais Notícias