Vai a uma entrevista de emprego? Evite (sempre) estes oito erros

Tudo o que é dito durante uma entrevista de emprego determina se o entrevistador pensa ou não que o candidato se encaixa no cargo. E por isso mesmo, há coisas que deve evitar dizer e fazer.

 

A Associação Mutualista elaborou  uma lista com os erros que deve evitar numa entrevista de emprego.

1. Ser arrogante
O maior erro numa entrevista de emprego é demonstrar arrogância ou antipatia. Mantenha, por isso, a confiança, sem cair num comportamento arrogante. Opte, por exemplo, por fazer perguntas relevantes ao entrevistador, sobre a empresa e as funções necessárias para o cargo. Conseguirá demonstrar o seu interesse na vaga de emprego, assim como humildade suficiente para fazer questões.

 

2. Falar mal de antigos chefes
Mesmo que a experiência no seu anterior emprego tenha sido pouco positiva, guarde as opiniões sobre antigos chefes para si. Já que o entrevistador não o conhece bem, verbalizar queixas sobre ex-empregadores apenas vai demonstrar uma atitude negativa da sua parte.

3. Não ser claro ao relatar a sua experiência
É o essencial da entrevista, mas a verdade é que nem todos conseguem descrever, com clareza e entusiasmo, a respectiva experiência profissional. Para evitar esta falha, deve ter bem preparado o historial de funções que desempenhou em anteriores postos de trabalho. Esforce-se também por dar exemplos de situações concretas em que geriu momentos particularmente importantes e desafiantes no passado.

 

4. Atrasar-se
Jogue pelo seguro e tente chegar com dez ou quinze minutos de antecedência. Dessa forma, evita ansiedade quando chegar ao local da entrevista de emprego, garantindo que está presente à hora marcada. Se o atraso for mesmo inevitável, avise o entrevistador assim que possível, com um pedido de desculpas.

 

5. Mentir
Não mentir é uma regra de ouro no processo de recrutamento. Lembre-se de que todas as informações fornecidas no currículo e na entrevista de emprego serão, por norma, alvo de confirmação. A sua candidatura pode mesmo ser anulada se não corresponder à verdade.

6. Estar demasiado nervoso
Esteja confiante. Tenha presente que não convém tremer nem gaguejar perante o seu potencial empregador. Mas também não deve cair no extremo oposto e demonstrar uma descontração excessiva. Esta é uma falha referida por 41% dos empregadores.

 

7. Não estar preparado
Faça o seu trabalho de casa e ensaie respostas para perguntas que provavelmente lhe serão colocadas, tais como: “O que imagina estar a fazer daqui a três anos?” ou “Quais são as suas maiores qualidades e os seus maiores defeitos profissionais?”.

Não tenha receio de referir alguns defeitos e, relativamente às duas primeiras questões, se não estiver muito confiante, opte por sublinhar o seu interesse em aprender e crescer na carreira.

8. Descurar a imagem e a postura
Tenha atenção à imagem com que se apresenta numa entrevista de emprego. Aposte numa boa apresentação e assegure-se de que vai vestido de acordo com a cultura da empresa e com o cargo a que se está a candidatar.

Esteja também atento à sua postura. Aposte na simpatia, sem exageros, uma cara sorridente causa maior sentimento de confiança do que uma cara demasiado sisuda.

Ler Mais