Cinco “truques” que deve usar (sempre) nas entrevistas de emprego

É normal querer impressionar o empregador nas entrevistas de emprego. No entanto, tentar parecer mais inteligente do que é pode não ser o melhor caminho. A autenticidade é sempre a escolha mais inteligente para a entrevista. Com isto em mente, a Forbes partilhou cinco formas para ser bem-sucedido numa entrevista de emprego.

 

1. Use linguagem simples
Usar palavras sofisticadas não ajuda em nada. Como disse Einstein, «se não consegue explicar algo de forma simples, é porque não entendeu de verdade». Não tente usar palavras difíceis, simplifique o discurso se quiser conseguir a oportunidade.

 

2. Aprenda a ouvir
Já é sabido que a inteligência emocional é mais importante do que QI. A inteligência emocional é a capacidade de sentir e ler as emoções dos outros, enquanto mantém o controlo sobre o seu próprio estado emocional. A única maneira de aumentar a inteligência emocional é aprendendo a ouvir. Se fala 100% do tempo na entrevista, como é que isso o ajuda? Considere que as perguntas que faz (e a maneira como processa as respostas do empregador) mostram a sua inteligência emocional.

 

3. Use e faça ligações entre os números relevantes da sua carreira
Muito do que é considerado “inteligência” é apenas boa memória. No processo de entrevista de emprego, tenha as principais métricas e dados ao seu alcance. É fácil memorizar informações, mas quais irão ajudá-lo mais? Faça uma lista de números-chave que pode partilhar, como quantas pessoas supervisionou, quantos seguidores nas redes sociais ganhou, quanta receita trouxe para a empresa no ano passado, essa é a ideia.

Mas não se esqueça da importância da síntese, os dados sozinhos nunca são suficientes, certifique-se que liga os factos do passado às soluções do futuro.

 

4. Diga a verdade
Se precisa de ser alguém que não é para conseguir um emprego, não vai funcionar. Construir a sua carreira baseada ficção é o oposto de ser inteligente. Se quer parecer mais inteligente, diga a verdade, pois será contratado pelas suas capacidades e pela forma como os compartilha, por isso não use factos alternativos para construir a sua carreira.

 

5. Não diga às pessoas que você é inteligente
Dizer que  é inteligente gera suspeitas, se é tão inteligente, porque está constantemente a dizer isso? O segredo da entrevista é parar de contar às pessoas a sua história e começar a demonstrá-la. Seja relevante e não redundante, se quiser fazer a jogada mais inteligente.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*