Vai começar a trabalhar numa nova empresa? Saiba como integrar uma equipa em tempos de pandemia

No início de 2020, o trabalho remoto era uma tendência do mercado em transformação. Eram várias as empresas que começavam a incentivar os colaboradores a trabalharem fora dos escritórios alguns dias da semana. A modalidade começava a tornar-se cada vez mais atraente para as empresas que valorizavam modelos inovadores de gestão. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, o que até então era uma alternativa passou a ser uma necessidade.

Por Daniela Dias, Business Development Manager da Nestlé Health Science

 

Esta nova realidade de distanciamento social acabou por revelar alguns benefícios, inclusive ao nível da produtividade e da conciliação com a vida familiar, mas também novos desafios, nomeadamente no que se refere à gestão de equipas. Manter as equipas unidas e motivadas foi e continua a ser um desafio, que ganha outra dimensão quando falamos da integração de novas pessoas nas estruturas das empresas.

Se é complicado assumir um novo cargo, mesmo que seja dentro da mesma empresa, mais difícil é certamente ingressar numa nova empresa, assumir uma nova função e integrar uma nova equipa. E é aqui que as dinâmicas de integração assumem um papel fundamental nos processos de onboarding e não só. A dinâmica de integração ajuda na adaptação de novos colaboradores, mas também representa uma mais valia para toda a equipa, contribuindo para o fortalecimento do espírito de equipa e da união.

Mas quais as dinâmicas de integração que devem ser usadas em tempos de pandemia? O primeiro passo é certamente desconstruir a ideia que o digital é uma barreira ao processo de integração e ao estabelecimento de relações interpessoais. Com organização, criatividade e alguma imaginação é possível criar sessões dinâmicas e participativas com toda a equipa, que permitam que todos se fiquem a conhecer como se estivessem cara a cara.

 

  • Recepção dos novos colaboradores:

Antes, os novos colaboradores entravam nas instalações da empresa e seria feita uma apresentação presencial a toda a equipa. Agora isso não é possível. Porque não começar por surpreender os novos colaboradores com a entrega de um kit em casa?  Este kit poderá incluir uma agenda personalizada com os valores da empresa e uma camisola para poderem, literalmente, ‘vestir a camisola’. É uma espécie de um ‘abraço caloroso’ de welcome que deixará os colaboradores motivados para os novos desafios.

 

  • Quebrar o ‘gelo’:

Ligar o computador e conhecer os novos colegas é certamente um momento desafiante, não só para quem chega, mas também para quem está a liderar a equipa. É, por isso, necessário quebrar o gelo e dar início ao processo de apresentações. Desafiar os colaboradores a fazerem um mini vídeo com o telemóvel onde falam sobre si e revelam um talento escondido: na cozinha, no deporto, hobbies, artes… O objectivo é lançar o desafio para que no momento seguinte os colegas tentem adivinhar esse tal talento através de um jogo de perguntas e respostas. Enquanto isso acontece, os colaboradores começam a conhecer-se e o ‘gelo’ inicial começa a quebrar-se. No final, são mostrados os vídeos individuais de cada um e revelados os talentos escondidos.

 

  • Trabalho de equipa:

Ultrapassadas as fases iniciais, estão reunidas as condições para uma conversa mais formal, focada nos valores da empresa. De acordo com a dimensão da equipa poderá optar-se por dividi-la em grupos de 5/6 pessoas, de modo a facilitar uma conversa mais participativa. Seguir-se-á a apresentação do plano anual e os objectivos, mas sem esquecer a importância do trabalho em equipa pelo que, por exemplo, os compromissos para a equipa em questão podem ser construídos em conjunto.

 

Independentemente dos métodos utilizados, os objectivos e as metas de uma empresa só são alcançados se contar com uma equipa integrada. Colaboradores comprometidos, envolvidos e que trabalham com um propósito e objetivo comuns fazem toda a diferença no clima e no sucesso organizacional e, consequentemente, no sucesso do negócio.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...