Vai contratar em 2020? Quatro dicas para que a sua proposta seja irrecusável

Muitas vezes, os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm mais do que uma oferta em cima da mesa. Assim, como preparar uma proposta de emprego irrecusável? E como saber o pacote salarial e de benefícios a oferecer?

A pensar nisto, a Robert Walters, consultora de recrutamento e selecção especializada para postos intermédios e directivos, deixa quatro conselhos:

1. Reveja a duração do processo de recrutamento

Há empresas que perdem os melhores talentos pela morosidade do processo de recrutamento. Nesses casos, o que acontece habitualmente é que quando chega a proposta de emprego os candidatos já aceitaram outra oferta. Assim, «o primeiro passo é desenhar o processo de recrutamento para que este seja o mais breve possível, sem grandes tempos de espera entre as várias fases, para que o candidato não tenha demasiado tempo para aceitar outra proposta entretanto», recomenda François-Pierre Puech, senior manager da Robert Walters Portugal.

 

2. Confirme sempre uma oferta de emprego por escrito

Num primeiro momento, não há qualquer problema em fazer uma oferta de emprego a um candidato oralmente. Porém, tenha em conta que a maioria dos profissionais não aceita uma oferta até ver tudo o que foi falado confirmado por escrito. «Se possível, recomendamos enviar uma confirmação por escrito no máximo dois a três dias após se fazer uma proposta verbal. Isso irá tranquilizar o candidato de que a empresa quer realmente que ele faça parte do projecto e que o processo está a avançar», refere François-Pierre Puech.

 

3. Ofereça aos profissionais aquilo que estes realmente valem

«O salário que oferece tem de ser elevado o suficiente para atrair e manter o melhor talento, mas não tão alto que fique claramente acima do que os seus concorrentes estão a pagar», recomenda François-Pierre Puech. E constata: «Os profissionais estão cada vez melhor informados relativamente aos salários que podem ganhar. (…) Torna-se crucial que consiga oferecer salários alinhados com o mercado para garantir que está a fazer uma oferta justa e atractiva. Ao ser competitivo, terá muito mais hipóteses de assegurar o seu candidato preferido».

José Miguel Rosenbusch, manager na Robert Walters, sublinha, por sua vez, que a maioria dos profissionais prefere receber duas propostas antes de tomar uma decisão final, havendo ainda a possibilidade de terem uma contra-oferta da sua empresa actual. «Se um potencial colaborador indicar que tem outra oferta em cima da mesa, não tenha medo de perguntar o que a outra empresa lhe está a oferecer que a sua proposta não inclui», sugere.

Rosenbusch conclui: «Aumente ou melhore o pacote de benefícios e iniciativas oferecidas aos novos colaboradores e aos actuais, de forma a melhorar também a retenção de talento».

 

4. Promova os aspectos certos da função

Quer garantir que a sua oferta de emprego é aceite? A melhor forma é compreender as motivações reais dos candidatos, assim como as suas expectativas de salário e de carreira. «Ter esta informação ajuda a decidir quem é o melhor candidato para a vaga em questão, sendo também um importante guia na criação de uma proposta atractiva e adaptada ao candidato específico, tornando a sua aceitação muito mais provável», afirma José Miguel Rosenbusch.

Por exemplo, pode apostar em benefícios que o candidato em questão valoriza para além do salário, desde horários mais flexíveis ou possibilidade de trabalho remoto, seguro de saúde para toda a sua família e, entre outros, carro da empresa. No fundo,  procure oferecer o que for mais relevante para o candidato.

Ler Mais