
Várias empresas e profissionais juntam-se para promover a dádiva de sangue. E no dia 5 de Junho há uma acção especial
A Martech Digital, agência de comunicação especializada no segmento business-to-bussiness, lança a campanha “Doar sem olhar a quem”, uma iniciativa que irá decorrer ao longo do mês de Maio nas redes sociais, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a importância da dádiva de sangue.
A campanha culmina numa acção de recolha de sangue no dia 5 de Junho, em parceria com a Microsoft Portugal e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). A recolha decorrerá na sede da Microsoft, no Parque das Nações, em Lisboa, e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia.
“Doar sem olhar a quem” nasceu da iniciativa do criativo Diogo Águas, que, em conversas com Ana Barros, CEO da Martech Digital, desafiou a agência a dar vida ao projecto. A partir desse diálogo, a agência decidiu colocar a sua criatividade ao serviço de uma causa que fizesse a diferença. Este ano, a agência convidou colaboradores, parceiros e cidadãos anónimos a darem a cara por uma causa que é de todos.
Com base em histórias reais, a campanha retrata momentos de generosidade em que alguém doa sangue por outro que, por motivos de saúde, condição ou tratamento, não pode “estender o braço”. Casais, amigos, colegas de trabalho e famílias uniram-se para mostrar que doar sangue é um gesto simples, mas poderoso, que pode salvar vidas e que merece ser partilhado.
«Recebi uma transfusão de sangue há vários anos e, por isso, não posso doar. Mas sei, melhor do que ninguém, o valor desse gesto. Quando o Diogo me falou da vontade de criar esta iniciativa, soube que era a forma certa de agradecer, inspirando outros a doar por quem, como eu, não pode. Porque todos podemos ser parte desta corrente de vida», partilha Ana Barros, CEO da Martech Digital.
As motivações para doar sangue são tão diversas quanto as histórias daqueles que participam nesta causa solidária. Destaca-se o exemplo de Ricardo Teixeira, CEO da Compuworks, que, devido a um acidente de viação que o levou a receber sangue, não pode doar. No entanto, o gesto é assumido pela sua esposa. Já Valentina, de apenas 18 anos, escolheu a doação de sangue como a sua primeira decisão marcante enquanto adulta.
Paulo Silver, CEO da Newsheet, também faz parte deste grupo de protagonistas. Durante anos, não pôde doar devido a tatuagens recentes, mas agora reforça o apelo à dádiva, sublinhando a importância de ultrapassar preconceitos relacionados com a doação. No universo do desporto, Daniel Santos, CEO do Clube 5inco, demonstra que doar sangue não compromete o desempenho físico, contrariando mitos e incentivando outros desportistas a seguirem o mesmo caminho.
Além da Microsoft Portugal, que recebe a recolha de sangue na sua sede e o Instituto do Sangue, parceiro técnico da recolha, a campanha conta com a colaboração de várias entidades e pessoas que se juntaram à causa. O Ávila Spaces, com a cedência de espaço para a produção fotográfica, o fotógrafo Diogo Valadares, a Andreia Mitreiro, CEO da Yourtrend, com o desenvolvimento criativo dos acessórios e Diogo Águas, criativo.
Durante o mês de Maio, a campanha estará presente nas redes sociais da Martech Digital e dos participantes, com publicações que contam estas histórias reais e convidam o público a fazer parte do movimento. O convite é simples: doar sangue por quem não pode.
Todos os interessados em participar na recolha de sangue no dia 5 de Junho, na sede da Microsoft, podem inscrever-se previamente através deste formulário.