
Workwell: «É importante cuidar dos colaboradores em todas as suas dimensões»
Apesar de ter nascido com o foco na promoção do bem-estar físico dentro das empresas, a Workwell sabe que o bem-estar envolve a saúde mental, emocional e social, querendo ser o parceiro ideal para a criação de ambientes de trabalho que fomentem um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional.
Embora em 2008 o bem-estar não fosse uma preocupação central das empresas, a missão da Workwell manteve- se: tornar colaboradores e empresas mais saudáveis e felizes, no ambiente de trabalho. «Ao longo dos anos, conseguimos sensibilizar e educar as organizações sobre a importância de cuidar dos seus colaboradores em todas as suas dimensões», afirma Tiago Santos, CEO da Workwell.
Como parte desse compromisso, a Workwell tem desenvolvido iniciativas, como o Wellbeing Summit e os Wellbeing Awards, duas plataformas chave para o desenvolvimento do Bem-Estar nas organizações. O Wellbeing Summit proporciona um espaço para discussão, inovação e troca de ideias sobre o futuro, reunindo líderes e especialistas do sector, enquanto os Wellbeing Awards reconhecem empresas que se destacam na implementação de iniciativas de bem-estar. «Estes eventos são um reflexo da nossa forte motivação para ajudar as empresas a entenderem que o bem-estar é um fator chave para o sucesso organizacional », constata o mesmo responsável.
Numa sociedade cada vez mais acelerada, as organizações enfrentam diversos desafios que colocam o bem-estar dos colaboradores em causa: o aumento do stress, a sobrecarga de trabalho, o esgotamento emocional e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Tiago Santos adianta, ainda, que «além de afectar a cultura empresarial, cria também um ambiente de desconfiança de baixos níveis de engagement ou envolvimento».
Assim, a pressão para as lideranças proporcionarem um ambiente que promova o bem-estar dos seus colaboradores aumenta, mas a verdade é que «muitos destes profissionais carecem de competências específicas, como inteligência emocional, empatia e comunicação eficaz », sublinha o CEO. Além disso, a falta de autocuidado por parte dos próprios líderes pode dificultar a implementação de práticas que priorizem o bem-estar no ambiente corporativo. É, por isso, crucial investir no desenvolvimento dessas skills para que os gestores possam criar culturas organizacionais mais saudáveis.
Método Workwell
Para ajudar as empresas a melhorar o bem- -estar dos seus colaboradores, a Workwell disponibiliza uma metodologia baseada num conjunto de princípios estratégicos que quando aplicados permitem perceber o estado da organização e onde é que a Workwell pode intervir. «Queremos que cada organização encontre na Workwell um parceiro que se adapta ao estágio de maturidade do Bem-Estar na sua organização, desde o tema mais simples, ao projecto mais complexo», acrescenta.
Alinhada com a polivalência da empresa, a equipa de psicólogos e psiquiatras da Workwell desenvolve diversos serviços: Saúde Mental e Emocional, através de apoio psicológico e psiquiátrico, avaliações de risco psicossocial, stress e burnouts, além de estratégias de gestão de stress e prevenção do esgotamento; Bem-Estar físico, como programas de massagem, fisioterapia e actividade física, incluindo ginástica laboral, aulas de yoga, pilates, e aconselhamento nutricional; e Bem-Estar Social, como eventos e actividades que fomentam a coesão e a inclusão das equipas, como workshops de team building, “semanas de Bem-Estar”, eventos desportivos, e os Wellbeing Games. Na sua 3ª edição, estes “jogo” já juntaram mais de 100 empresas e 3000 mil colaboradores, num dia em que empresas e colaboradores competem em várias actividades desportivas e de bem-Estar, incentivando o trabalho em equipa, a prática de desporto e a socialização.
«Por último, temos o braço da formação com a nossa mais recente marca, a Workwell Academy, onde disponibilizamos workshops, cursos de formação e formação avançada para colaboradores, gestores e técnicos, de forma a aumentar a sua literacia e competências nestas matérias tão pertinentes», destaca.
Workwell Academy
Certificada pela DGERT, a Workwell Academy surgiu para ajudar as empresas a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, capacitando líderes e equipas com competências essenciais e oferecendo formações especializadas.
Por outro lado, disponibiliza programas adaptáveis às necessidades das empresas, abrangendo temas como gestão de stress, burnout, riscos psicossociais, saúde mental, resiliência e bem-estar. Os formatos incluem workshops e webinares, que introduzem conceitos de forma interactiva, cursos de formação para uma abordagem mais aprofundada e programas avançados para empresas que procuram resultados estratégicos. A visão da Workwell Academy é tornar-se uma plataforma de formação onde os participantes possam partilhar experiências e aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática no seu dia-a-dia profissional. «A Workwell Academy compromete-se, assim, a fornecer formações ajustadas às necessidades das empresas, capacitando líderes e equipas para enfrentar os desafios do contexto profissional actual.»
Em 2025, a Workwell quer expandir- -se e manter o compromisso de promover o bem-estar corporativo, com ênfase na saúde mental e emocional dos colaboradores. «Estamos convictos que podemos fazer mais e impactar mais empresas», conclui Tiago Santos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde e Bem-estar” que foi publicado na edição de Março (nº. 171) da Human Resources.
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