Xerox Portugal. Onde todos os colaboradores têm voz

Cuidar dos colaboradores está no foco da estratégia da empresa, que tem os temas da diversidade e inclusão intrínsecos no seu ADN. Ouvi-los, também. Por isso, todos os anos, cada colaborador é chamado a estabelecer os seus próprios objectivos.

 

Por Tânia Reis

 

Presente no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) há mais de 50 anos, diversidade, inclusão e sentimento de pertença são os pilares que guiam a Xerox Portugal. E não são apenas palavras no papel, garante Maria Alexandra Pires, Human Resources Business partner da empresa em Portugal e Espanha. «Estes pilares fazem parte dos nossos valores fundamentais e da forma como estamos no mundo dos negócios.»

É através do trabalho em equipa, profissionalismo, respeito e inclusão que a Xerox procura criar um ambiente onde as pessoas possam alcançar os seus objectivos e, ao mesmo tempo, trabalhar para ajudar os clientes a terem sucesso. E a inovação e proactividade contribuem para que a sustentabilidade não seja apenas «um conceito abstracto, mas algo assente em acções concretas», que realizam em prol das «equipas, do planeta, da sociedade e das comunidades locais» onde estão integrados, explica.

 

As cinco dimensões do bem-estar
O bem-estar das equipas é uma prioridade, e a estratégia neste âmbito assenta em cinco dimensões: física, mental, emocional, financeira e social. A partir daí desenvolvem um conjunto de políticas, programas e benefícios que «contribuem para uma cultura forte capaz de reter os melhores talentos».

Distinguida nos Wellbeing Awards 2022, na categoria de empresas até 250 colaboradores, a Xerox foi adaptando o programa “Wellness” – já implementado antes da pandemia – que tem como principal objectivo potenciar hábitos de vida saudáveis. «Pretende ser uma iniciativa de saúde abrangente e concebida para manter ou melhorar o bem-estar através de várias iniciativas e prevenção de doenças», explica Maria Alexandra Pires.

O programa inclui desde o EAP (Employee Assistance Program), passando por várias acções no âmbito da saúde preventiva, webinars e ginástica laboral (também disponíveis online). No âmbito das acções formativas, abrange a nutrição, a gestão do sono, do stress, do equilíbrio trabalho-vida e ainda a mobilização para adopção de um estilo de vida mais saudável, cruzando a actividade física com acções de responsabilidade social corporativa.

A saúde e bem-estar dos colaboradores inclui um outro conjunto de medidas, como consultas de medicina curativa no escritório ou online, seguro de saúde alargado à família e 100% pago pela empresa, e vários incentivos à parentalidade.

A business partner destaca ainda o programa DIB (Diversity, Inclusion & Beloying), que trabalha as várias dimensões da diversidade e «onde a Xerox tem já um longo caminho percorrido », realçando que «diversidade e inclusão» fazem parte da cultura e do ADN da empresa.

A Xerox Portugal integra ainda, desde a sua génese, o grupo Igen – Fórum Organizações para a Igualdade, são subscritores da Carta da Diversidade e trabalha o tema com vários parceiros, como o GRACE e outras entidades.

Num universo de equipas multidisciplinares e dispersas, a grande aposta nos últimos três anos tem sido adaptar o programa de bem-estar ao digital. «Em plena pandemia, conseguimos manter 100% das nossas pessoas, sem redução de vencimento e sem cortes nos benefícios », recorda, acreditando que é algo que «os colaboradores percepcionam como positivo».

Com um modelo híbrido de trabalho, cada equipa faz a sua gestão da «forma mais equilibrada possível», porém, a empresa continua a incentivar a uma rotina equilibrada, pelos benefícios do trabalho presencial, nomeadamente no espírito de equipa e na rapidez da tomada de decisão.

 

O peso do salário emocional
Maria Alexandra Pires garante que a Gestão de Pessoas constitui um pilar estratégico para a Xerox, e nenhuma decisão é tomada «que não seja tida em conta esta dimensão».

Numa empresa que assenta o seu crescimento na inovação, onde a mudança é constante e as equipas estão preparadas para serem ágeis e rápidas na integração de novas estratégias e processos, torna-se fundamental as acções de desenvolvimento pessoal e profissional terem «a capacidade de dar às pessoas o ambiente adequado e estimulante, bem como as ferramentas correctas para que possam sentir-se seguras e motivadas».

Assim, todos os programas, políticas e decisões de negócio na Xerox são pensados tendo por base os seus talentos, avaliando possíveis lacunas, determinando onde têm de investir, como podem alavancar as diferentes competências, por forma a terem «as pessoas certas, com as habilidades certas nos lugares e no momento certo».

Uma estratégia bem definida constitui um relevante factor de atracção e fidelização de talento, principalmente num momento em que «as pessoas começam a ponderar a questão do salário emocional numa outra perspectiva», realça a gestora de Recursos Humanos. «As pessoas estão em busca de uma vida mais equilibrada, não apenas de trabalhar numa empresa de renome ou ter uma função que lhes dê um determinado “status”. Equilíbrio é a palavra-chave.»

A solidez e boa reputação da Xerox, aliadas a reconhecidas práticas de gestão que levam em conta as necessidades actuais dos colaboradores, «entram certamente na ponderação de quem está no mercado de trabalho à procura de uma nova oportunidade, ou de quem, já fazendo parte da equipa, decide manter-se construindo uma carreira profissional na Xerox».

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Dezembro (nº. 144)  da Human Resources, nas bancas.

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