XXVIII Conferência Human Resources: A sociedade entra pelas empresas dentro. E os elefantes, ficam na sala? É já este mês, assegure o seu lugar
Após a divulgação da data, 24 de Outubro, chega agora a vez de desvendar o tema. “A sociedade entra pelas empresas dentro. E os elefantes, ficam na sala?” será o mote da 28.ª Conferência Human Resources, que irá juntar reputados especialistas dos mais diversos sectores. O local é o de sempre, o Museu do Oriente, em Lisboa. Já pode inscrever-se.
Podemos considerar o mais evidente dos factos: as alterações demográficas. Estão a acontecer na sociedade e fazem-se sentir – de forma cada vez mais contundente – nas empresas. Nos países ditos desenvolvidos, a taxa de nataliade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar, ou seja, há cada vez menos jovens e cada vez mais seniores (em quantidade e idade). Começam a faltar pessoas para trabalhar. Mas nem todos parecem querer ver o impacto e assumir as soluções. Este é um elefante na sala. Mas é apenas um. Há mais.
Assim, foi este o tema escolhido para a 28.ª Conferência Human Resources – “A sociedade entra pelas empresas dentro. E os elefantes, ficam na sala?”.
Para além da demografia, há uma nova forma de encarar a vida e o trabalho (principalmente desde a pandemia). As pessoas não querem estar mais tempo em teletrabalho do que nas empresas. Que impacto tem isso? Na produtividade, na ligação à empresa, nas relações e ambiente de trabalho e na saúde e bem-estar. Os problemas de saúde mental estão a aumentar – o que podem fazer as empresas?
Será que estamos a assistir a uma dissolução da cultura organizacional?Já não há identificação com as empresas nem realização no trabalho? Serão as exigências dos profissionais ou as empresas que estão desajustados?
O foco está na Geração Z. É a mais diplomada, mas será a mais qualificada? Não estamos a esquecer “os outros”?
E será que há mesmo escassez de pessoas? Ou faltam pessoas com as competências de que as empresas precisam?
O impacto da tecnologia no dia-a-dia de todos nós é cada vez maior e mais evidente. E nas empresas? O investimento está a ser feito, mas as pessoas tiram partido das ferramentas? Já existem resultados mensuráveis?
As perguntas – e os desafios – são muitos. Para lhes dar resposta, é preciso não ignorar os elefantes na sala.
É isso que nos propomos da 28.ª edição da Conferência Human Resources, contando para isso com, como habitualmente, um painel de reputados especialistas. Em breve começaremos a divulgá-los, mas não perca tempo e assegure já o seu lugar.
Para mais informações, contacte Francisca Garcias – francisca.garcias@multipublicacoes.pt | telefone 210 123 432.
O evento terá lugar da parte da manhã, das 9h às 13h, no Museu do Oriente, em Lisboa.
A XXVIII Conferência Human Resources conta com o patrocínio das empresas Delta Cafés, Fidelidade, novobanco, PLMJ, Randstad, Sonae MC, Super Bock Group, Ticket, Vodafone e WTW.
E tem o apoio de Capital MC, Neurónio Criativo e Sapo.
As conferências Human Resources são um ex libris da marca e também do panorama da Gestão de Pessoas em Portugal. Recorde aqui os temas e os protagonistas da última edição.