Coimbra reúne mais de 500 programadores

A JNation, a conferência para developers de Java e JavaScript, vai ter lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 4 de Junho. E vai trazer a Portugal mais de 500 programadores.

 

A abertura da conferência ficará a cargo de Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston, autor premiado de livros de referência para qualquer programador, tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”, e fundador da Agile Developer, Inc.

Depois da primeira sessão, os participantes vão dividir-se em quatro salas, onde mais de 24 oradores vão partilhar as suas experiências e apresentar novidades de Java e JavaScript.

Destaca-se a participação de Marcus Biel, evangelista do Clean Code que vai fazer uma sessão de refactoring (limpeza de código) ao vivo.

Esta segunda edição do evento traz a novidade do JavaScript. A edição do ano passado foi dedicada exclusivamente à comunidade Java e contou com mais de 450 participantes. Dos oradores de JavaScript, destaca-se a confirmação de Natalia Tepluhina, Senior Frontend Engineer do GitLab, que é também CTO da VueVixens, uma organização que promove o ensino da programação (linguagem Vue.js) entre mulheres.

Entre os oradores confirmados estão também  Emily Jiang (IBM), Paulo Lopes (Principal Software Engineer, Red Hat), Burr Sutter (Founder, DevNexus), Philipp Krenn (Developer Advocate, Elastic) e Carlos Sanchez (Principal Software Engineer, CloudBees).

A JNation está a ser organizada pela JUG Coimbra, comunidade de programadores de Java, pela undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript, e ainda pela AlphaCoimbra, um grupo que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade.

No dia 30 de Maio, vai decorrer em Coimbra um pré-evento da JNation com Josh Long. Autor de cinco livros e de três formações em vídeo mais vendidas, uma delas sobre a arquitectura de microsserviços que permite decompor as aplicações por funções básicas que podem ser criadas e implementadas de forma independente. Esta é a tecnologia que permitiu que negócios como Netflix, pudessem escalar para tantos países de forma tão rápida.

Os bilhetes estão disponíveis aqui.

 

Ler Mais