Suzuki S-Cross: Elegância e robustez

Lançado este ano, o novo Suzuki S-Cross é um espaçoso SUV híbrido que chega ao mercado numa terceira geração renovada da gama inaugurada em 2013.

Este novo modelo da Suzuki surge com profundas alterações estéticas, exteriores e interiores, face à sua versão anterior, e adiciona uma direcção potente e simultaneamente amiga do ambiente, com segurança avançada e diversas opções de conectividade.

Um primeiro olhar destaca, desde logo, uma actualização completa da carroçaria, com uma nova frente de aparência robusta, mas sem perder a elegância que caracteriza esta gama da Suzuki. A novíssima grelha hexagonal em preto piano apresenta dimensões generosas, ao mesmo tempo que os faróis LED compõem o design do modelo, acompanhando o logótipo da marca nipónica, que se encontra incorporado numa barra cromada.

A elegância deste novo modelo estende-se à traseira, onde saltam à vista as luzes LED embutidas, criadas para melhorar a visibilidade e aumentar a segurança. A ideia de robustez e segurança é reforçada pela linha de cintura elevada, sendo ainda de destacar o spoiler, com o objectivo de melhorar a aerodinâmica, e o protector traseiro prateado do para-choque, que aumenta a resistência off-road.

A bagageira tem uma capacidade acima da média para o seu segmento, de 430 litros, e versatilidade para responder às necessidades de uma utilização profissional, mas também para os tempos de lazer. O tecto solar panorâmico de um metro de comprimento incrementa ainda mais o prazer da viagem.

Nas versões S3, é fornecido de série um ecrã multifunções de 9 polegadas com um novo grafismo na apresentação das mais diversas informações, estando ainda disponível a tecnologia wireless Apple Car. Já as versões S1 e S2 incluem um ecrã de 7 polegadas e ainda Apple Carplay, Android Auto, reconhecimento por voz e chamadas Bluetooth mãos livres para um maior conforto.

A este ecrã, o novo S-Cross adiciona um de 4,2 polegadas, a cores, onde o condutor pode interagir com os quatro modos de condução do eficiente sistema de tração integral da Suzuki, designado AllGrip. A tracção às quatro rodas está disponível nas versões S2 e S3.

O novo S-Cross é movido por um motor turbo 1.4 BOOSTERJET de injecção directa com o sistema híbrido ligeiro de 48V. Em estrada, a elevada sensação de estabilidade é garantida através de uma suspensão equilibrada que contém os balanços da carroçaria. Por outro lado, em off-road, entra em cena o sistema de tracção às quatro rodas da Suzuki, o AllGrip, que é disponibilizado de série nas versões S2 e S3. O S-Cross dispõe de quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Lock) que permitem recorrer ao modo 4×4 que melhor se adequar às condições de condução. Do lado da segurança, o novo S-Cross conta com o sistema Suzuki Safety Support, composto por elementos como o Dual Sensor Brake Support (DSBS) que alerta para possíveis riscos de colisão, o controlo de velocidade adaptativo com função Stop&Go, capaz de parar completamente o veículo e arrancar de novo seguindo o veículo da frente e a câmara 360 graus, que adiciona um extra de segurança e comodidade nas manobras de parqueamento.

Estão disponíveis outras opções de segurança, como são exemplos o alerta de mudança de faixa, o assistente de mudança de faixa, um alerta anti-fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de ângulo morto, controlo de retenção em pendentes e alerta de tráfego posterior.

Este novo modelo da Suzuki está disponível em oito cores de carroçaria. A grande novidade é a cor cinza escuro titan pérola metalizado. Toda a gama vem equipada de série com jantes de 17”, com a diferença de serem polidas nas versões S3.

 

Este artigo faz parte do Caderno especial “Gestão de Frotas” publicado na edição de Novembro (n.º 143) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.