
COVID-19. Número de pessoas que perdeu o emprego duplicou no último mês
O número de pessoas que perderam o emprego durante a pandemia atingiu os 8%, o dobro do valor registado há um mês. Esta é uma das principais conclusões de um inquérito da Universidade Católica para a RTP.
O estudo revela ainda que o número de trabalhadores em lay-off mantém-se nos 13%, mas há uma redução do número de inquiridos que se encontra em teletrabalho são 16%, eram 23%, em Abril.
Praticamente metade (49%) dos inquiridos está a trabalhar no mesmo local, que trabalhava antes da pandemia, ainda que alguns estejam em part-time. Este número representa um aumento de quase 10%, em relação ao valor registado há um mês.
O mesmo estudo indica que há 4% dos inquiridos estão a prestar assistência à família e 10% sem actividade, praticamente metade daqueles que estavam nessa situação em Abril.
O estudo da Universidade Católica mostra também que 38% dos inquiridos admitem uma perda de rendimento desde o início da pandemia, 58% mantém os rendimentos e 2% dizem que recebem mais agora. São os trabalhadores que recebem menos e também os trabalhadores independentes e por conta própria os mais atingidos.
Ainda assim o inquérito regista sinais de optimismo, 84% dos inquiridos que tinham trabalho antes da pandemia acredita que vai trabalhar daqui a dois meses e 7% acreditam que vão estar desempregados ou sem actividade.
Este inquérito foi realizado entre os dias 6 e 11 de Maio de 2020.