My Change: Criar possibilidades, fazer acontecer a mudança positiva
A My Change, empresa de consultadoria líder no apoio à gestão da mudança das organizações, com foco nas pessoas, celebra 15 anos em 2021.
Atenta às necessidades de gestão da mudança dos clientes, face aos desafios internos e externos da sua estratégia de negócio, a My Change disponibiliza um portefólio de metodologias aliadas à sua experiência e capacidade de concretização, com o envolvimento dos líderes e das equipas.
A abordagem é sempre suportada em contexto de parceria e de forte compromisso com os objectivos dos clientes, e as metas são previamente delineadas em conjunto, suportados na visão estratégica da mudança que se pretende e num masterplan integrado de iniciativas que envolvem toda a estrutura de gestão e humana da organização.
Faz parte da forma de estar da My Change uma grande proximidade ao cliente, a todos os níveis e consoante o âmbito dos projectos – estratégico, executivo e operacional. Estamos sempre com os interlocutores dos projectos, para assegurar que a mudança se realiza com todos os seus destinatários.
É privilegiada uma abordagem holística, que integra a oferta de soluções que podem abranger todas as fases do processo de mudança, desde o diagnóstico até à celebração dos resultados alcançados, passando pela clarificação da visão da mudança, assessement da cultura organizacional e resistências, identificação dos agentes e facilitadores da mudança, elaboração do processo de comunicação, desenvolvimento das acções de capacitação e formação, desenho de políticas de Recursos Humanos ajustadas e monitorização da transformação alcançada.
As competências diversas e complementares da equipa da My Change, aliadas à vasta experiência com projectos desenvolvidos em dezenas de médias e grandes empresas nacionais e internacionais, de todos os sectores de actividade (Banca, Seguros, Telecomunicações, Utilities, Industrial, Farmacêuticas, Distribuição, Tecnológicas, Transportes, Portuário, Administração Pública, etc.), permitem disponibilizar ao mercado soluções ajustadas a cada desafio, com um elevado grau de costumização, flexibilidade e eficácia.
Temos um modelo registado como propriedade intelectual que consagra uma experiência de mais de 20 anos a gerir transformações na vertente do capital humano, dos líderes e das suas equipas. É uma framework de intervenção poderosa que incorpora estudos avançados neste campo e é uma base para a abordagem interventiva no terreno.
Os dois últimos anos constituíram mais uma oportunidade para confirmarmos o nosso valor ao serviço das organizações. Foi nossa prioridade assegurar a proximidade com os clientes e colocarmo- nos, desde a primeira hora, ao serviço das suas necessidades de adaptação face aos desafios de mudança que a pandemia obrigou as organizações, a todos os níveis – gestão das pessoas, processos de negócio, processos de trabalho, avaliação e monitorização do desempenho, novas práticas de liderança e gestão emocional das equipas.
Foi muito importante manter a fluidez na comunicação com os nossos clientes, pelo que começámos imediatamente a utilizar as ferramentas de comunicação digital como o Zoom e o Teams. Em alguns casos fomos agentes de mudança na pedagogia para a utilização destas plataformas pela primeira vez, ajudando a encurtar caminho na necessidade de dos nossos clientes se relacionarem, com qualidade, junto das suas equipas confinadas nas suas casas.
Com uma competência fortíssima no desenvolvimento de líderes, antecipámos mudanças nas suas formas de saber fazer e saber ser num mundo digital, acelerando a mudança comportamental e cuidando da capacidade de fazer uma gestão adequada do lado emocional e humano, tão relevantes nestes tempos.
O passo seguinte foi minimizar o impacto da pandemia nos projectos em curso, procurando adaptar as nossas metodologias de intervenção ao novo contexto de interacção com os destinatários, maioritariamente virtual. Neste momento, com a progressiva reabertura das actividades presenciais, adoptámos uma abordagem híbrida, sempre ajustada às necessidades dos clientes.
A equipa My Change demonstrou uma enorme flexibilidade e capacidade de adaptação. É muito verdadeiro o ditado “a necessidade aguça o engenho”. Também ajudou o nosso posicionamento de fazer o nosso caminho “com” os clientes e não “para” os clientes. A My Change assumiu plenamente a sua identidade de procurar a mudança dentro de casa e dentro de nós, em primeiro lugar. Descobrimos possibilidades e formatos novos, o que tem sido muito interessante.
No que diz respeito aos nossos resultados, transformámos constrangimentos em oportunidades, registando no período 2020-2021 um desempenho muito positivo.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Gestão de Mudança” na edição de Outubro (n.º 130) da Human Resources nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.