Fundação Santander Portugal alia-se à Fundação Aga Khan para apoiar a formação de 1500 professores

A Fundação Santander Portugal estabeleceu uma parceria com a Fundação Aga Khan Portugal no âmbito do programa Escolas2030, tornando-se na primeira entidade portuguesa a integrar este movimento internacional dedicado a valorizar a autonomia e a iniciativa dos professores.

 

A parceria, que prevê um investimento de 300 mil euros para os próximos três anos, incluirá o apoio à investigação científica e a formação de 1500 professores e líderes escolares até 2026/2027, com base nas melhores práticas e ferramentas testadas nas escolas que integram o programa.

Em Portugal, a iniciativa está a decorrer em 108 escolas, pertencentes a 17 agrupamentos de sete cidades – Alcanena, Golegã, Gondomar, Lisboa, Marinha Grande, Porto e Sintra, e tem como parceiros científicos a Universidade do Porto e o ISCTE-IUL, que irão colaborar com a Fundação Santander Portugal e com a Fundação Aga Khan Portugal no desenvolvimento de um programa de capacitação de professores.

Já este ano, este programa irá constituir uma “bolsa” de 30 formadores, que mais tarde irão permitir escalá-lo para outras escolas a nível nacional.

Lançado em 2020, o Escolas2030 é um programa, que abrange 1000 escolas públicas e centros de aprendizagem em 10 países: Afeganistão, Brasil, Índia, Paquistão, Portugal, Quénia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda. Com uma rede de 50 mil professores e meio milhão de alunos, o programa visa melhorar a aprendizagem e dotar as crianças, sobretudo nos principais anos de transição no percurso de aprendizagem, que ocorrem aos 5, 10 e 15 anos, com as competências do futuro: da literacia à numeracia, passando pelas competências socio-emocionais e pela capacidade de resolução de problemas.

O programa dá especial importância à autonomia e à iniciativa dos professores, reconhecendo-os como o principal agente promotor de mudança, e assenta numa metodologia de três passos: i) a identificação de problemas de aprendizagem; ii) o desenvolvimento de soluções e iii) o showcase das melhores práticas para potenciar a sua replicação noutros contextos.

Ler Mais