O que querem realmente os millennials?
Um novo estudo da CBRE desafia os mitos referentes à geração millennial e as percepções sobre como fazem compras, vivem e trabalham. Fique a conhecer as conclusões, algumas surpreendentes.
O estudo “Millennials: mitos e realidades”, da CBRE, revela que 64% dos 13 mil inquiridos considera-se afortunado por ter emprego e deseja trabalhar para um reduzido número de empresas durante a sua carreira. No entanto, o nível de lealdade para com a empresa não é elevado e os colaboradores estão dispostos a mudar de trabalho, caso haja melhores oportunidades quanto a salário, formação, desenvolvimento profissional e oportunidade de trabalhar com pessoas com o mesmo tipo de interesses.
De acordo com o estudo, 78% dos millenials olham para a qualidade do seu local de trabalho como um factor chave quando escolhem uma empresa onde trabalhar. O salário e os benefícios continuam a ser os principais factores para a escolha de emprego, mas se tirarmos o dinheiro da equação, o equilíbrio trabalho/ vida pessoal destaca-se, juntamente com outros factores como o bom ambiente no local de trabalho. 69% dos inquiridos afirmam inclusive que não se importariam de abdicar de outros benefícios em prol de um melhor ambiente de trabalho, sublinhando a crescente pressão que recai sobre as empresas quando se fala em atrair e manter talentos de topo.
Nas compras
Em relação à forma como fazem compras, a pesquisa demonstra que, não obstante estarem na vanguarda da utilização de tecnologia, contrariamente às expectativas, 70% dos millennials ainda preferem comprar numa loja, mesmo quando têm a hipótese de comprar online. E esta realidade não deverá mudar significativamente no futuro.
O estudo revela ainda que quase metade dos inquiridos quer aceder a um produto de forma imediata. Querem poder ver, tocar, sentir e testar o produto na loja.
Por outro lado, e muito embora 27% das compras sejam realizadas online, a popularidade das compras online varia muito de país para país, devido às diferentes dinâmicas do retalho. «Em países onde existem redes de retalhistas internacionais bem estabelecidas, é provável que a penetração online seja mais elevada do que em países onde os retalhistas são locais», esclarece-se.
Quando o comprador millennial faz uma compra online, ele pretende que o produto seja entregue em casa. Dois terços das pessoas referem preferir esa opção, seguido da entrega no local de trabalho e da opção ‘click and collect’ (recolha num local estipulado) como terceira escolha.
No que se refere à preferência onde gastar dinheiro, 50% dos millennials inquiridos canaliza o seu rendimento refeições fora, compras, cinema e espectáculos. As conclusões do relatório revelam ainda que esta geração de jovens adultos enfrenta desafios significativos na procura de locais para viver com preços equilibrados. Este facto fica a dever-se ao elevado custo dos imóveis e das rendas, argumento a que se junta a instabilidade profissional. Quase metade (49%) dos inquiridos entrevistados vive ainda com os seus pais e 74% refere que os seus ordenados não acompanham o preço do mercado imobiliário. Um total de 65% indicou que optam pelo arrendamento ao invés da aquisição de casa por causa de circunstâncias financeiras.
A propósito dos resultados do estudo, Cristina Arouca, directora de Research & Consultoria da CBRE, refere: «Estas conclusões deitaram por terra algumas teorias e reforçaram outras. O facto dos millennials terem entrado no mercado de trabalho num período de grandes alterações económicas a nível global teve um profundo impacto nos locais onde trabalham, vivem e se divertem. Para as entidades empregadoras, a envolvente do escritório e o desenho do espaço de trabalho são factores que requerem actualmente especial atenção e onde vale a pena investir.
De uma perspectiva de retalho, é uma certeza que a loja física mantém a sua relevante posição no processo de compra do cliente. O online é visto como um canal complementar à experiência de compra na loja, e não como uma alternativa directa. Isto significa que é cada vez mais importante que os retalhistas criem experiências envolventes para assegurarem que os clientes têm uma razão para visitarem várias vezes as lojas. É um facto: os millennials são o futuro e é essencial conhecer profundamente as suas pretensões e, de forma muito particular, aquilo que não querem.»
Link para o estudo completo aqui.