A comunicação do CEO

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Por muitos canais informativos que possamos ter implementados no sentido de fazer chegar mais e melhor informação a todos os colaboradores, por muito relevantes, interessantes e dinâmicos que possam ser, a comunicação do CEO tem um papel crucial no clima organizacional da empresa.

O seu estilo de comunicação e a forma como aborda cada tema, afeta diretamente a perceção e a leitura  de cada mensagem que é enviada à  organização, e consequentemente, o envolvimento dos colaboradores e a sua motivação.

Três fatores fundamentais:

1- Inspiração e motivação: Um CEO comunicativo e inspirador consegue motivar os colaboradores a trabalharem juntos em direção a objetivos comuns, com efeito na produtividade e no envolvimento dos colaboradores.

2- Transparência e confiança: Uma comunicação aberta e honesta por parte do CEO promove um ambiente de transparência, onde os colaboradores se sentem mais confortáveis para partilhar as suas ideias e preocupações.  Um ambiente onde o erro é um passo no percurso da melhoria, resulta numa maior confiança entre lideres e colaboradores.

3- Retenção de Talento: A comunicação do CEO ajuda a moldar e a reforçar a cultura e os valores da empresa, assumindo um papel de “exemplo” no comportamento esperado. Um CEO que comunica bem e de forma alinhada com os valores da empresa fortalece a cultura organizacional e o sentido de pertença dos colaboradores. Todos estes aspetos contribuem para um maior bem-estar dos colaboradores e consequentemente uma maior retenção de talento.

Em tempos de mudança e incerteza, a comunicação do CEO é fundamental para orientar a organização na direção certa e  ajudar a percorrer o caminho mantendo um ambiente de segurança  e  fortalecendo a resiliência dos colaboradores.

Por outro lado, uma falta de comunicação, um alheamento ou um estilo de comunicação negativo por parte do CEO pode gerar desconfiança, baixar o moral e contribuir para a desmotivação dos colaboradores, prejudicando a produtividade e o sucesso da empresa.

É importante que o CEO tenha consciência da importância do seu papel na comunicação com todos os colaboradores e se envolva diariamente pois o seu impacto é determinante para fortalecer o clima organizacional. Independentemente do seu estilo pessoal a sua presença, e proximidade são determinantes porque o CEO é sempre o principal porta voz da empresa, sobretudo para os seus colaboradores.

Ler Mais