As cinco doenças mais comuns no ambiente de trabalho (e como evitá-las)

Afinal, hoje sabemos muito mais sobre a relação entre um ambiente de trabalho seguro e confortável com a produtividade. Mesmo assim, as chamadas doenças ocupacionais ainda são muito comuns, então é necessário tomar todas as precauções certas para que elas não aconteçam.

Até mesmo uma das maiores empresas do mundo moderno, a Apple, anunciou mudanças no ambiente de trabalho pensando na saúde de seus funcionários. Às vezes, essas mudanças podem ser muito simples, mas trazem grandes benefícios para os colaboradores e, consequentemente, para os chefes. Mas, para que essas medidas sejam eficazes, antes é necessário saber quais são essas doenças.

Por esse motivo, separamos a seguir as cinco doenças mais comuns no ambiente de trabalho. Assim como as melhores maneiras de evitá-las e garantir a boa saúde e bem-estar de todos os colaboradores. Continue a leitura e saiba quais são elas.

Asma Ocupacional

Essa doença acontece quando o colaborador fica exposto a agentes tóxicos no local de trabalho, como poeiras de substâncias como algodão, borracha, linho, madeira, entre outros. Como resultado, as vias respiratórias ficam obstruídas, causando a asma. Para evitá-la, é essencial a utilização de equipamento de proteção adequado a fim de evitar a inalação desses agentes. Para tratá-la, é necessário que o colaborador fique afastado dos causadores da doença por algum tempo.

Dermatose Ocupacional

A dermatose é uma doença que acontece quando o trabalhador tem contato com agentes nocivos que causam alterações na sua pele. Quem costuma trabalhar com graxa e óleo mecânico, por exemplo, pode apresentar ulcerações, infecções e até mesmo cancros. A única maneira de evitar essa exposição e suas consequência é com a utilização de equipamentos de proteção individual adequados ao trabalho.

Distúrbios Osteomusculares

Os distúrbios osteomusculares acontecem quando o trabalhador passa muito tempo numa posição inadequada, o que lhe causa dor que pode ser agravada ao longo do tempo. A dica mais eficaz para combater essa doença é praticar exercícios físicos a fim de fortalecer os músculos, além, é claro, de tomar cuidado com a postura, sempre que for possível.

Lesão por Esforço Repetitivo

Uma das doenças ocupacionais mais comuns é a lesão por esforço repetitivo. Ela é causada pela repetição excessiva de movimentos específicos durante a jornada de trabalho. Com o tempo, essa doença pode impedir que o trabalhador exerça sua função, mas pode passar despercebida na maioria dos casos. Para evitar que ela aconteça, é indicado fazer pausas durante o dia e praticar outras atividades.

Surdez temporária ou definitiva

Uma exposição intensa e prolongada a ruídos no ambiente de trabalho pode causar uma perda de sensibilidade auditiva. Ao contrário da maioria das outras doenças ocupacionais, esta pode acontecer em qualquer tipo de ocupação. Para evitar que a surdez venha a acontecer, é essencial possuir equipamentos de proteção adequados. Protetores auriculares são os mais indicados. Em alguns casos, a surdez pode ser irreversível.

Ler Mais